CDH do Senado solicita ao STM áudios de sessões da época da ditadura
Gravações registram diálogos de ministros sobre torturas
O Senado quer ter acesso às gravações de sessões do Superior Tribunal Militar (STM) que trataram de torturas praticadas à época da ditadura militar.
O pedido foi formalizado ontem (18), por meio de ofício, pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Casa, senador Humberto Costa (PT-PE).
A solicitação foi motivada pela publicação de trechos desses áudios pela jornalista Miriam Leitão, do jornal O Globo. Segundo a reportagem, as gravações inéditas foram registradas em sessões do STM entre 1975 e 1985.
"As gravações registram relatos de casos de tortura durante a ditadura militar. Miriam Leitão diz que os áudios são vozes do tempo sombrio da ditadura militar que foram resgatadas pelo historiador Carlos Fico, titular de História do Brasil da Universidade Federal do Rio de Janeiro [UFRJ]”, ressalta Costa no documento encaminhado ao presidente do STM, ministro general Luis Carlos Gomes Mattos.
Em um dos trechos das gravações, o então ministro do STM Waldemar Torres da Costa debate o tema durante uma sessão que teria ocorrido em 1976. Ele teria dito que "quando as torturas são alegadas e, às vezes, impossíveis de ser provadas, mas atribuídas a autoridades policiais, eu confesso que começo a acreditar nessas torturas porque já há precedente".
* Com informações da Agência Senado
Anitta falou, tá falado
Ver a conta de Lula chamar a atenção para a fala de Anitta é um alívio, mas não precisava esperar tanto tempo para perceber que muitas outras pessoas já falaram a mesma coisa, inclusive marcando a arroba do presidente no twitter
Revogar a reforma trabalhista tendo Alckmin à frente?
Para se reconquistar tudo o que foi destruído pelo golpe, é preciso o povo nas ruas, com seus próprios métodos de luta
Mourão é o que o Exército é: intervencionista, golpista, entreguista e parceiro dos ricos
Os oficiais generais atores desse desgoverno militarista e ultraliberal são tão inconsequentes, incompetentes e irresponsáveis
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook