Centro de Documentação lança catálogo de processos históricos

A entrega do catálogo físico foi feita ao presidente do TJRO.

Assessoria/TJ-RO
Publicada em 20 de dezembro de 2017 às 15:14
Centro de Documentação lança catálogo de processos históricos

O trabalho minucioso de resgate e disponibilização dos processos históricos do Tribunal de Justiça é coroado com a entrega do “Catálogo de Acervo de 1911 a 1969”, pela chefe do Centro de Documentação Histórica, Nilza Menezes, ao presidente do TJRO, desembargador Sansão Saldanha.

O exemplar impresso de mais de 500 páginas traz a relação dos processos catalogados pelo CDH para que os interessados saibam o conteúdo disponível para a pesquisa e conhecimento público. “Trata-se de um instrumento importante para a Memória do Judiciário rondoniense, imprescindível para entendermos o passado da instituição e da sociedade”, destacou Nilza Menezes.

O presidente se disse satisfeito com a conclusão do trabalho, que ele próprio apresentou por meio de um texto reflexivo sobre a importância da preservação dos documentos históricos. “Não há indivíduo sem seu passado, não há organização sem o aprendizado com a sua trajetória. A origem e desenvolvimento de uma instituição pública dizem sobre suas atitudes no presente e seu posicionamento no futuro”.

No Catálogo, que estará também acessível em PDF no site do TJRO (parte do CDH), é possível consultar informações sobre casos emblemáticos do Judiciário na região. São os documentos que foram encontrados, tratados, catalogados e sistematizados das comarcas de Santo Antônio do Rio Madeira (1911-1929), Porto Velho (1914-1969) e Guajará Mirim (1929-1969). Essa documentação encontra-se disponível para consulta e pesquisa no acervo do Poder Judiciário de Rondônia.

“Os centros de memória das instituições, que são iniciativas de preservação da memória coletiva, de política de preservação e formação da memória institucional e social, e que devem ser incentivadas, são importantes referenciais de informação para a própria instituição, assim como para pesquisadores e permitem ampliar os estudos sobre a região e a sociedade local”, escreveu a doutora em história Fabíola Holanda, pesquisadora colaboradora que escreveu a apresentação do documento.

Além de Fabíola, também colaboraram com o catálogo Marcos Rodrigo Veigant e Miguel Inácio de Souza. A chefe do CDH e organizadora do Catálogo acrescentou que o trabalho continua, pois há ainda muitos processos a serem organizados.

“Torna-se importante registrar que o trabalho realizado sob a coordenação do Centro de Documentação Histórica do Poder Judiciário, criado no ano de 1999, para chegar à produção desse Catálogo contou com a participação e colaboração de diversos estagiários, que durante esses 18 anos participaram de cursos e estágios no espaço e trabalharam na prática de catalogação e higienização dos documentos. Contou com a participação dos servidores disponibilizados no setor e, com a colaboração de estagiários, pesquisadores que colaboraram na organização do acervo. Nossos agradecimentos”, destacou Nilza.

Clique aqui para acessar o Catálogo

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook