Chapada dos Veadeiros comemora aniversário

Veadeiros, que completa 57 anos, é uma das unidades mais visitadas do ICMBio.

Comunicação ICMBio
Publicada em 13 de janeiro de 2018 às 11:39
Chapada dos Veadeiros comemora aniversário

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros completa hoje (11) 57 anos. Criado em 1961, é hoje um dos parques mais visitados do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e protege centenas de nascentes. Segundo registros, a unidade recebeu, de janeiro a outubro de 2017, 56.283 pessoas que passaram o dia usufruindo das belíssimas cachoeiras e observando a natureza. "O Parque não foi feito para o ICMBio, é feito para a sociedade”, afirma o chefe da unidade, Fernando Tatagiba.

No ano passado, o Parna foi ampliado de 65 mil hectares para 240 mil hectares, ou seja, quase quatro vezes o seu tamanho atual, por decreto assinado pelo presidente da República. Isso assegurou o título de Patrimônio Mundial da Humanidade concedido pela Unesco.

Porém, a Chapada viveu em outubro do ano passado dias tristes. Foram 20 dias de incêndio, que castigou esse paraíso no meio do cerrado brasileiro, consumindo cerca de 75 mil hectares. A experiência, entretanto, uniu poder público e sociedade na busca de combater o incêndio que extrapolou os limites do Parque. O envolvimento da sociedade civil foi fundamental para que o incêndio fosse combatido. A suspeita é que o incêndio foi criminoso, e o motivo foi a ampliação da unidade.

Hoje, quase três meses do incêndio, o Parque se recupera. As primeiras chuvas ajudaram a brotar o verde. Claro que demorará anos para recuperar completamente a fauna e flora. A Chapada é um refúgio de espécies ameaçadas de extinção ou endêmicas (só existem no local), como o cervo-do-Pantanal, lobo-guará, pato-mergulhão e a onça-pintada, maior mamífero carnívoro da América do Sul.

A boa notícia é que a Chapada receberá neste ano investimentos de R$ 10 milhões. Os recursos são provenientes do mecanismo de Compensação Ambiental previsto na Medida Provisória (MP) 809/2017, aprovada em de 01 de dezembro de 2017. A MP define novas regras para a aplicação de recursos da compensação ambiental e permite aumentar o prazo para a contratação de brigadistas. Os recursos foram anunciados em dezembro do ano passado.

Centenas de nascentes – O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está localizado no nordeste do estado de Goiás, entre os municípios de Alto Paraíso e Cavalcante. Protege diversas formações vegetais, centenas de nascentes, rochas com mais de um bilhão de anos, além de paisagens de rara beleza, com feições que se alteram ao longo do ano. Além da conservação, o Parque tem como objetivos a pesquisa científica, a educação ambiental e a visitação pública. A caminhada e banhos de cachoeira são as principais atividades no Parque nas imensas paisagens da Chapada numa viagem pelo Cerrado brasileiro em antigas rotas usadas por garimpeiros, que hoje são utilizados pelos visitantes.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook