Chegou agosto!
E com ele eventos espalhados pelo Brasil e prontos para serem apreciados pelos viajantes.
Vinho pode ser apreciado em cidades do sul. Crédito: MTur
Verão e inverno ao mesmo tempo e destinos de sobra para apreciar as duas estações em um único país. Esse é o privilégio de quem viaja pelo Brasil e conhece os eventos que acontecem em agosto, aproveitando a temporada de frio, no Sul, ou a de calor, no Norte. Para ajudar a não perder nenhum atrativo, o turista pode contar com o Calendário Nacional de Eventos, ferramenta desenvolvida pelo Ministério do Turismo para divulgar feiras, festivais, encontros e desfiles que acontecem no país.
Confira as dicas separadas pela Agência de Notícias do Turismo para ajudar o viajante:
Friozinho:
Para aproveitar as baixas temperaturas do inverno, a dica é descer o mapa do Brasil para apreciar o clima frio do sul, degustando um bom vinho no cenário do evento Del Vino, que acontece em Imbituba (SC) até o dia 11 de agosto. O evento reúne diferentes tipos de vinhos, música ao vivo e pratos para todos os gostos e bolsos, com pacotes especiais de hospedagem durante o período.
Ou, quem sabe, subir um pouco mais na rota e desfrutar da temperatura amena em Iúna (ES). O Festival Café & Cultura, que acontece de 15 a 18 de agosto, trará o atrativo principal da cidade, oportunizado pela produção cafeeira. Além da deliciosa bebida, atividades artísticas, culturais e comercialização de produtos da agroindústria fazem parte do evento.
Porém, se o turista estiver pelo Nordeste, conhecido pelas altas temperaturas, sem abrir mão da cultura de inverno, a roteiro tem que passar pelo evento mais aconchegante da Paraíba, que vai acontecer entre os dias 20 a 26 de agosto, em Alagoa Nova. Na Rota Cultural Caminhos do Frio, a altitude da Serra de Borborema oferece um clima friozinho e vem regada de cultura, shows, gastronomia e passeios ecológicos.
Calorão:
É inverno no Brasil todo, mas é verão na Amazônia, o que faz com que, na parte superior do mapa brasileiro, o sol brilhe ainda mais. O estado do Pará vai aproveitar a luz natural e o início da estação do sol para realizar o XXI Itaverão, na cidade de Itautuba. Até o dia 26 de agosto, o turista que escolher esse destino terá como benefícios praia, shows, esportes, e uma culinária local de dar água na boca.
Marabá (PA) também vai trazer atividades voltadas para sol e praia no evento Summer Fest 2018, que acontece em 25 de agosto. De acordo com os organizadores, a festa é o maior acontecimento náutico do país, com shows com 15 horas de duração.
Folclore:
A riqueza do Brasil vai além das belezas climáticas e encontra traços da cultura deixada pelos antepassados, perpetuada até hoje nos eventos municipais. O intuito deles é trazer para perto do visitante as origens, virtudes e valores do povo brasileiro.
É o caso do Festfolk - 1º Festival Regional de Folclore, que acontece em Jaguari (MS), nos dias 24 e 25 de agosto, trazendo para o turista tendas de gastronomia, artesanato, pintura, jardinagem, decoração, brinquedos e bijuterias, tudo feito pelas mãos de cerca de mil artesãos de municípios sul-mato-grossenses.
Mais folclore também para o visitante que conhecer o 54º Festival do Folclore, em Olímpia (SP), que acontece até o dia 13 de agosto, reunindo manifestações de todo o Brasil como danças, artesanato e gastronomia, ou na V Semana do Folclore da cidade de Luziânia (GO), nos dias 23 a 26 de agosto, repleta de multiculturalismo e fomento ao folclore goiano.
Banda do Vai Quem Quer abre a sede nesta sexta
Apenas três mil camisas do bloco estarão a venda este ano.
Consumo de energia fecha 2018 com aumento de 1,1%
A Região Norte fechou o ano com queda acumulada de energia demandada à rede da ordem de 5,8%.
“Não é possível não sentir essa dor”, diz Raquel Dodge
Procuradora recomenda soluções extrajudiciais para Brumadinho.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook