Circuito de festas junina vai até final de agosto em Porto Velho

As atrações se iniciaram dia 26 de maio e finalizam dia 27 de agosto, com o encerramento da Semana do Folclore. Eventos têm grande potencial para colocar a cidade no calendário nacional de eventos turísticos.

Assessoria
Publicada em 02 de junho de 2017 às 11:54
Circuito de festas junina vai até final de agosto em Porto Velho

Porto Velho é considerada a capital das festas juninas na Amazônia.  As atrações se iniciaram dia 26 de maio e finalizam dia 27 de agosto, com o encerramento da Semana do Folclore. Eventos têm grande potencial para colocar a cidade no calendário nacional de eventos turísticos.

Os folguedos já tomaram conta da cidade, com fogueiras, bandeirinhas, jogos, guloseimas à base de milho, apresentações de quadrilhas juninas e boi-bumbás que atraem neste período visitantes do interior do estado e até mesmo dos estados vizinhos, Amazonas e Acre.

Além de movimentar a economia da cidade, já que a festa também tem um importante papel econômico, com geração de empregos e rendas, os eventos se tornam um produto turístico de destaque. O tradicional evento folclórico Flor do Maracujá, por exemplo, é conhecido no cenário cultural como o maior da Região Norte, incluso no calendário turístico do Governo do Estado, atrai o público pelas peculiaridades e detalhes na caracterização dos participantes que se utilizam de ricas vestimentas e símbolos folclóricos.

Este ano, o Ministério do Turismo (MTur) identificou em seu calendário de eventos, 96 festejos em 87 cidades de 21 estados brasileiros em todas as regiões do país. Todos os eventos foram cadastrados no site da pasta por gestores, organizadores e produtores. A divulgação dos festejos, bem como a realização de ações de promoção e apoio à comercialização, fazem parte da estratégia conjunta do Ministério do Turismo e Embratur para posicionar e promover os destinos turísticos que celebram os festejos juninos.

A Superintendência Estadual de Turismo (Setur) reconhece que ainda faz-se necessário uma melhor promoção dos festejos juninos dentro do próprio estado para que sejam mais reconhecidos e fortalecidos, a princípio, internamente, tendo grande potencial para integrar o calendário do MTur e se tornarem conhecido em todo o País.

Circuito junino em 2017

 - Flor de Cacto - Entre os dias 26 de maio e 4 de junho no Campo 1º de Maio bairro Caladinho (Zona Sul);

- Arraial da Zona Leste (Arraiá Leste) – De 9 a 18 de junho. No Centro de Esportes Unificado, na rua Benedito Inocêncio com Antônio Fraga Moreira no bairro JK;

- Arraial da Amizade – de 26 de junho a 2 de julho, na rua Guaporé com Amazonas;

- Arraial Flor do Maracujá – De 03 a 16 de julho na Cidade da Cultura na rua Lauro Sodré (Parque dos Tanques);

- Arraial Comunidade no Sertão – de 21 a 30 de julho – Campo da Associação do bairro Esperança da Comunidade – rua José Vieira Caúla com Mamoré;

- Arraial da AFA – de 4 a 13 de agosto - Campo de Futebol da Rua Princesa Isabel no bairro Areal/Tucumanzal;

- Mostra de Cultura Popular – Data a ser divulgada pela Associação São Tiago Maior a rua Mané Garrincha no bairro Socialista;

- Semana do Folclore – de 20 a 27 de agosto – Encontro de Grupos Folclóricos na Cidade da Cultura (Parque dos Tanques). Rua Lauro Sodré.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook