Colesterol alto é uma das principais causas do surgimento de doenças cardiovasculares
Mariana lembra que apesar de ser um lipídio essencial para o bom funcionamento do organismo, se consumido em excesso, torna-se perigoso
Com a proximidade do Dia Mundial de Combate ao Colesterol, celebrado em 8 de agosto, a deputada federal Mariana Carvalho, que é médica com especialidade em cardiologia, alerta para a importância do controle das taxas de colesterol para prevenir e combater as doenças cardiovasculares.
Mariana lembra que apesar de ser um lipídio essencial para o bom funcionamento do organismo, se consumido em excesso, torna-se perigoso.
O colesterol pode ser considerado um tipo de gordura produzida em nosso organismo e presente em vários alimentos, como carne, leite integral e ovos, por exemplo. É responsável pela produção de hormônio e vitamina D.
Ela lembra, porém, que seu excesso no sangue é prejudicial ao organismo, favorecendo doenças cardiovasculares, como ataques cardíacos e infartos. Para evitar isso, Mariana lembra da importância de uma alimentação saudável, rica em frutas, legumes, folhas, carne branca e substituição do óleo por azeite no preparo das refeições.
De acordo com a OMS, 17,5 milhões de pessoas morrem por doenças cardiovasculares por ano. No Brasil, são cerca de 350 mil mortes anualmente: o dobro de mortes por câncer.
É duas vezes mais que todas as mortes decorrentes de câncer e seis vezes mais que as provocadas por todas as infecções no país.
Iluminação Especial
Na próxima semana, o Congresso Nacional receberá uma iluminação especial em alusão ao dia de combate ao colesterol. O prédio será iluminado na cor rosa, em referência à campanha e em atendimento a um pedido da deputada Mariana Carvalho.
O pedido para essa iluminação especial surgiu após uma solicitação do GAC Grupo de Advocacia Cardiovascular.
Webinar
Também nesta semana a deputada participou do Webinar “Diálogos Estadão” que debateu o tema.
A parlamentar falou sobre o seu projeto que cria o Dia Nacional de Conscientização de Doenças Cardiovasculares na mulher. O PL 1136/19. A proposta já foi aprovada pela Câmara e aguarda apreciação pelo Senado.
Ela explica que a incidência dessas doenças nas mulheres cresceu de forma alarmante nos últimos anos e, por isso, é tão importante que haja esse alerta em nível nacional. Também explica que ao tratar o tema com as mulheres, toda a sociedade é alertada.
Cujubim recebe R$ 600 mil para a recuperação de estradas vicinais
Presidente Alex Redano destinou a emenda, que foi liberada pelo Governo
Alunos e professores agradecem intervenção do deputado Laerte Gomes para garantir repasses às escolas agrícolas
O convênio com a Seduc será usado no pagamento de salários e manutenção da estrutura física das entidades
Vereador Everaldo Fogaça relatou hoje a Lei do Refis Municipal
Ajustes vão facilita ainda mais o parcelamento, diminuindo carga tributária sobre a dívida
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook