Com outros governadores, Marcos Rocha ingressa com ação no STF para não depor na CPI da Covid
A adesão do governador Marcos Rocha na iniciativa surpreendeu, posto que a imprensa de Rondônia divulgou manifestação do governo no sentido de ser favorável a convocação como forma de poder esclarecer em âmbito nacional o que o Estado tem feito no enfrentamento da pandemia
Governador Marcos Rocha / Foto: Divulgação
Governadores de 17 Estados e Distrito Federal entraram nesta sexta-feira, 28, com ação conjunta no STF em busca de reverter tanto a convocação, quanto futuras intimações da CPI da Covid para prestar depoimento.
A adesão do governador Marcos Rocha na iniciativa surpreendeu, posto que a imprensa de Rondônia divulgou manifestação do governo no sentido de ser favorável a convocação como forma de poder esclarecer em âmbito nacional o que o Estado tem feito no enfrentamento da pandemia.
O argumento básico da petição conjunta é a ausência de competência do Senado Federal em convocar autoridades estaduais, algo que só poderia ser efetuado pelas Assembleias Legislativas de cada unidade da federação.
A ação afirma ainda que a imunidade garantida ao presidente pelo artigo 50 da Constituição se estende aos chefes do Poder Executivo dos Estados e municípios.
Apesar de apenas nove governadores tenham sido chamados para depor, outros chefes de Executivo se adiantaram a eventuais aprovações de requerimentos no mesmo sentido. A estratégia foi aglutinar governantes para dar mais solidez à ação. O pedido é para que as oitivas já aprovadas sejam anuladas e que novos requerimentos fiquem proibidos desde já.
Dos convocados, apenas o governador de Roraima, Antônio Denarium, não assina o documento, mas ainda deve aderir à coalisão.
Os governadores que assinaram a petição são: Wilson Lima (Amazonas); Ibaneis Rocha (Distrito Federal); Waldez Góes, (Amapá); Helder Barbalho (Pará); Marcos Rocha (Rondônia); Carlos Moisés (Santa Catarina); Mauro Carlesse (Tocantins); Wellington Dias (Piauí); Rui Costa (Bahia); Ronaldo Caiado (Goiás); João Doria (São Paulo); Renato Casagrande (Espírito Santo); Paulo Câmara (Pernambuco); Cláudio Castro (Rio de Janeiro); Eduardo Leite (Rio Grande do Sul); Belivaldo Chagas (Sergipe); Renan Filho (Alagoas); Flávio Dino (Maranhão).
Adelino Follador participa de reunião do CISAN para apresentação do selo SIM de inspeção sanitária das agroindústrias
Parlamentar apoia ações do Consórcio dos municípios da região central de Rondônia
Natuza Nery enquadra senador Marcos Rogério na GloboNews e internautas comemoram
A jornalista questionou duramente o senador por seu apoio a manifestações com aglomerações durante a pandemia e, diante das interrupções de Marcos Rogério, disparou: "o senhor vai me deixar concluir ou vai fazer comigo o que faz com as senadoras mulheres na CPI?"
Privatização da Eletrobras: ainda há tempo de evitar este crime
A venda da Eletrobras não irá gerar um único emprego, mas cada brasileiro pagará mais pela conta da luz e o país perderá qualquer possibilidade de influir nesta relação
Comentários
Marcos Rocha sempre diz que é amigo de longa data do Bolsonaro. E agora? amarelou? Não quer gaguejar na frente do Renan Calheiros?
Sabe aquela musica do Leonardo? " Deu medo, quando você pediu que agente desse um tempo! Meu coração quase parou batendo em silêncio. Me deu vontade de pedir não vá embora" É governador fala do sistema e está correndo do combate. Infelizmente 😞 está tudo no mesmo angu.
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook