Com produção de mel em crescimento, Prefeitura de Porto Velho oferece cursos técnicos e apoia apicultores
Produção de mel triplicou nos últimos quatro anos na capital
Porto Velho tem experimentado um crescimento exponencial em sua produção agropecuária
Nos últimos anos, Porto Velho tem experimentado um crescimento exponencial em sua produção agropecuária. E esse aumento também chegou à produção de mel, que saiu de cerca de oito a 12 toneladas ao ano, em 2019, para mais de 30 toneladas em 2023. Os dados não são precisos, pois o setor ainda conta com muitos pequenos produtores não cadastrados pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric).
Em 2019, a Prefeitura de Porto Velho, através da Semagric, implantou o programa Mel do Porto, distribuindo centenas de caixas para criação, equipamentos de proteção para os apicultores, ofertando cursos técnicos de qualificação e capacitação e entregando outros equipamentos. A produção de mel no município se concentra na agricultura familiar.
A produção de mel no município se concentra na agricultura familiar
"Desde então, a produção de mel está em franco crescimento no município e estamos hoje com cerca de 108 produtores cadastrados. A Prefeitura tem oferecido, em conjunto com parceiros, cursos, palestras e distribuído equipamentos para apoiar os apicultores. É um trabalho que já rende frutos e segue se expandindo", avalia o responsável técnico pela área de apicultura na Semagric, Roseval Guzo.
Com essa expansão, foi reativada/organizada a Associação dos Apicultores e Meliponicultores da Amazônia (Apama), está apta a receber recursos, e conta hoje com 48 sócios e toda a produção é comercializada em Porto Velho, que tem um grande mercado consumidor. A Semagric inclusive já sinalizou com a cedência de uma área para a Apama construir uma agroindústria do mel, beneficiando o produto e ampliando a oportunidade de comercialização e de ganhos aos associados.
Evento visa promover a integração entre os apicultores e trazer novas informações para o setor
A produção de mel, além de oferecer alternativa econômica, também é uma atividade sustentável e com muita importância para o meio ambiente. As abelhas são muito importantes para a natureza e para a própria sobrevivência do homem. Além da produção de mel, própolis, cera e o pólen apícola, entre outros, o processo de polinização realizado pelas abelhas representa cerca de dois terços dos alimentos ingeridos pelos seres humanos. Com isso, ela contribui para o fomento e fortalecimento da economia no planeta.
DIA ESPECIAL
Em mais um evento visando promover a integração entre os apicultores e trazer novas informações para o setor, será realizado no próximo dia 11 de maio, a partir das 8h, o Dia Especial de Apicultura da Amazônia Ocidental. O evento é promovido pela Semagric e parceiros e vai reunir apicultores de Porto Velho e dos demais municípios de Rondônia.
O Dia Especial vai ocorrer no Café Quixadá, na Estrada do Areia Branca, KM 3,8 Ramal Quixadá, na zona rural de Porto Velho. Na ocasião, serão entregues 400 caixas para a criação de abelhas, entre outros produtos e equipamentos para os apicultores.
PROGRAMAÇÃO
08:00 - Inscrição para o Evento
08:30 – Café da Manhã
09:30 – Formação da Mesa de Cerimonial
10:30 – Entrega de Equipamentos
12:00 - Almoço
13:00 - Mesa Redonda (Debates e mini palestras)
15:00 - Encerramento
Caravana Olho no Olho esteve em Jaru com homenagens, credenciamento e entrega de miniaturas
Em Jaru, as homenagens aconteceram na noite da última quinta-feira
Machadinho do Oeste tem ex-presidentes homenageados e entrega de miniaturas do Monumento de 50 anos da OABRO
Foram homenageados com a medalha Valter Nunes os advogados Nubia Piana, Patricia Mendes e em memória, o advogado Elias Estevam
Direção do TJRO recebe futuros juízes(as) substitutos que serão empossados na magistratura nesta segunda, 22
O presidente do TJRO, saudou os aprovados e destacou a importância da magistratura
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook