Comandada por mulheres, agroindústria com capacidade para abater 500 aves por dia é inaugurada em Candeias do Jamari

Durante a solenidade de inauguração, a secretária Mary Braganhol destacou o empenho conjunto dos órgãos que se envolveram para materializar a iniciativa das mulheres da Cooperativa Flor do Amazonas.

Texto: Mirian Franco/ Foto: Alexsandro Quirino de Oliveira
Publicada em 23 de setembro de 2017 às 10:44
Comandada por mulheres, agroindústria com capacidade para abater 500 aves por dia é inaugurada em Candeias do Jamari

Secretária Mary Braganhol entrega as chaves do caminhão à presidente da Cooaffa, Maria Leonilda Matara

A secretária-adjunta de Estado da Agricultura, Mary Braganhol, representou o governador Confúcio Moura na inauguração de uma Agroindústria Familiar de Abate e Processamento de Aves, na manhã de quinta-feira, 21, no Assentamento Flor do Amazonas, em Candeias do Jamari, quando entregou as chaves de um caminhão refrigerado, de pequeno porte, que será utilizado para o transporte dos produtos da agroindústria.

O empreendimento, dirigido por um grupo de mulheres assentadas da Cooperativa de Agricultura Familiar Flor do Amazonas (Cooaffa), conta com a participação do Incra, da Santo Antonio Energia e do governo do Estado de Rondônia. O empreendimento, que vai abater cerca de 500 galinhas caipiras ao dia, teve a construção dos aviários pela própria cooperativa e o grupo de mulheres será o gestor do negócio.

O Incra, por meio do Programa Terra Sol, forneceu o maquinário, instalações frigoríficas, móveis e utensílios e demais equipamentos de proteção individual. A Santo Antonio Energia construiu a estrutura física e garantiu a instalação da energia. O governo estadual construiu um poço de água com 100 metros de profundidade e equipou com bomba, e também fez a doação do caminhão para o transporte da produção.

Durante a solenidade de inauguração, a secretária Mary Braganhol destacou o empenho conjunto dos órgãos que se envolveram para materializar a iniciativa das mulheres da Cooperativa Flor do Amazonas. Ela disse que aprendeu com o governador Confúcio Moura a trabalhar com as comunidades assentadas, que sempre mereceram a atenção do governante, por isso, destacou a necessidade para que continue havendo o empenho desses órgãos para o sucesso de empreendimentos dirigidos por agricultores familiares.

Ela disse ainda que a Seagri  vai continuar buscando o apoio dos órgãos que fornecem alimentação, para que façam contato com a agroindústria de fornecimento de aves, com a finalidade de empreender a compra direta daqueles produtos.

Estiveram presentes na solenidade o presidente do Incra, o superintendente do Incra, Cletho Muniz de Brito; o senador Valdir Raupp; o deputado Lindomar Garçon; do presidente da Santo Antonio Energia; Roberto Junqueira Filho; do diretor de Desenvolvimento de Projetos de Assentamento do Incra, Ewerton Giovanni dos Santos; e do gerente de Agroecologia da Seagri, Alexsandro Quirino de Oliveira.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook