Comarca de Cerejeiras previne abuso sexual com palestras nas escolas
Quebrando o Silêncio iniciou em abril e vai até dezembro.
O Tribunal de Justiça de Rondônia, por intermédio do Núcleo Psicossocial (NUPS) da comarca de Cerejeiras, está desenvolvendo o projeto ‘Quebrando o Silêncio’. O projeto, coordenado pelo juiz da Infância e da Juventude, Bruno Magalhães Ribeiro dos Santos, tem como intuito disseminar informações e semear a prevenção do abuso sexual infanto-juvenil.
A comarca de Cerejeiras possui alto índice de processos de pedido de providência que envolvem casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes.
O projeto teve início neste mês de abril e será finalizado em dezembro, de acordo com o calendário letivo, com encontros mensais voltados a alunos dos ensinos fundamental e médio. Crianças com idades entre 8 e 12 anos irão participar de palestras e dinâmicas nas escolas do município. Profissionais do CERNPS estarão dando palestras, abordando temas como ‘passividade, agressividade e assertividade’, ‘identificação de situação de risco’, ‘contar para alguém e procurar um adulto de confiança’, diferenciar ‘tipos de toques’.
De acordo com a psicologia e ciências sociais, o abuso sexual infantil afeta o desenvolvimento psicossocial da criança e do adolescente, podendo deixar graves sequelas, prejudicando a formação psicológica e social da vítima. No ambiente escolar, crianças e adolescentes passam boa parte de sua rotina diária, sendo um momento propício para receber informações sobre a prevenção do abuso sexual infantil.
Abordar diretamente as crianças para falar sobre abuso sexual se mostram como um procedimento importante. Estudos avaliaram que programas de prevenção no âmbito escolar apresentam estratégias muito úteis. A literatura já demonstrou que crianças que passam por programas de prevenção apresentam maior conhecimento sobre abuso sexual do que aquelas que não participaram.
Sintero busca na ALE/RO garantia da Gestão Democrática
A Direção do Sintero pediu compromisso da ALE/RO para que todas as leis que impactam diretamente a categoria sejam discutidas em conjunto com o sindicato.
TCE-RO apresenta resultados, benefícios e desafios do Profaz à nova legislatura da Assembleia
Ênfase ainda à disposição da atual legislatura em manter o apoio e o suporte do Poder Legislativo ao programa, assim como ocorreu com as legislaturas anteriores.
O AMIGO DO AMIGO DE MEU PAI: Apelido do presidente do STF surgiu em obra campeã de propina de R$ 100 milhões, a hidrelétrica de Santo Antônio
O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) teria recebido repasses ilícitos que chegam a R$ 20 milhões, segundo outro delator da Odebrecht.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook