Comissão aprova projeto que permite novos registros de CACs, escolas e clubes de tiro
Projeto anula decreto do presidente Lula, publicado no primeiro dia do mandato
Segundo Pollon, a suspensão “atingiu mortalmente o setor"
A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (25) o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 3/23, que permite a concessão de novos registros para clubes, escolas de tiro e colecionadores, atiradores desportivos e caçadores (CACs). O projeto anula decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que suspendeu os registros.
Publicado em 1º de janeiro, o Decreto 11.366/23 também restringiu a aquisição de armas e de munições de uso permitido e obrigou o recadastramento de armas adquiridas após maio de 2019.
O texto, do deputado Sanderson (PL-RS), recebeu parecer favorável do relator, deputado Marcos Pollon (PL-MS). Segundo Pollon a suspensão “atingiu mortalmente o setor que empregava, até 2022, mais de 70 mil pessoas diretamente, registrando faturamento de R$ 13 bilhões e recolhendo R$ 2,8 bilhões em impostos por ano”.
O relator também observou que a nova exigência de recadastramento dificultou a legalização das armas já adquiridas pela categoria de CACs.
“Impedir que o recadastramento seja feito dessa forma, significa reconhecer e valorizar os CACs que, a partir de 3 de abril de 2023, estarão cometendo crime de posse irregular de arma, caso não consigam realizar o recadastramento”, reforçou Pollon.
Tramitação
O texto será analisado pelas Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e pelo Plenário.
Projeto das fake news tem urgência aprovada e irá a voto na próxima terça
Relator vai negociar mudanças no texto nos próximos dias; entre as principais polêmicas está a criação de uma autoridade para fiscalizar redes sociais
Comissão debate vazamento de dados pessoais de clientes em cadastros de farmácias
Farmácias costumam oferecer desconto a consumidores com cadastro no estabelecimento
Mosquini ganha sinal verde no ministério das cidades para conclusão do residencial Morar Melhor II em Ji-Paraná
A reunião aconteceu na manhã desta quarta-feira (26), e contou com a presença do prefeito Isaú Fonseca que chegou acompanhado do deputado federal Lucio Mosquini
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook