Comissão de Defesa dos Direitos Humanos discute enfrentamento das facções criminosas
Foi aprovada recomendação à Sejus e Sesdec, para que suspenda as visitas no sistema prisional e reforce e a segurança
A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania (CDDHC) se reuniu na manhã desta terça-feira (15), no plenarinho 02 da Assembleia Legislativa para deliberar matérias. O presidente da CDDHC, José Lebrão (MDB), conduziu a sessão, com as presenças dos deputados Anderson Pereira (Pros) e Cabo Jhony Paixão (PRB).
O deputado Anderson sugeriu que a Comissão se mobilizasse, em razão dos últimos acontecimentos envolvendo a atuação de facções criminosas, na capital e no interior.
"A Comissão poderia expedir uma recomendação legislativa para a Secretaria de Justiça (Sejus), em razão das ações promovidas por facções criminosas, e o nosso pedido é que seja feito igual ao que ocorreu no Ceará, onde para cada ação dos bandidos, há a suspensão de visitas nos presídios, que é de onde partem as ordens para os ataques às instalações e equipamentos públicos", disse Anderson.
Pereira pediu que fosse recomendada à Sejus que suspenda as visitas aos apenados, por um mês. "Se não der resultados, que seja prorrogada por mais um mês. O Estado precisa agir, mas agir de forma correta e firme", disse.
Cabo Jhony disse que "Em uma ação de bandidos como esta, o Estado tem que se fortalecer e reforçar as forças de segurança pública. Paralelo a isso, chegou até mim a informação de que os policiais da reserva remunerada, terão os contratos interrompidos em novembro próximo, o que pode levar a um caos ainda maior, pois muitos deles atuam na segurança externa dos presídios".
José Lebrão colocou em votação a recomendação, que foi aprovada e defendeu que haja uma ação do Governo, para defender a sociedade, a população ordeira e trabalhadora.
"Recomendo que encaminhemos esse pedido à Sejus e também à Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec)", finalizou Lebrão.
Projeto
José Lebrão distribuiu para a relatoria do deputado Anderson Pereira o PL 227/19, de autoria dos deputados Alex Redano (Republicanos) e Jair Montes (Avante), que institui o Dia Estadual do “Quebrando o Silêncio” no Estado de Rondônia e dá outras providências.
Jair Montes confirma entrega dos imóveis do Crystal da Calama
O anúncio foi feito durante reunião da Comissão de Habitação e Assuntos Municipais
Presidente Laerte Gomes acompanha empresários de frigorífico no Ministério da Agricultura para garantir exportações
Reunião foi marcada pelo senador Marcos Rogério (DEM), que também esteve presente
Deputados querem medidas duras contra ações do crime organizado comandadas de dentro dos presídios
Parlamentares da Comissão de Segurança pedem que Governo endureça contra os chefes de facções
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook