Comissão de Infraestrutura liderada por Confúcio Moura impulsiona debate estratégico sobre a concessão da hidrovia do Madeira
Sob a presidência de Confúcio Moura, Comissão do Senado promove debate crucial sobre concessões hidroviárias
A Comissão de Infraestrutura (CI) atendeu ao pedido do senador Confúcio Moura (MDB-RO) e realizou, nesta terça-feira (10), uma audiência pública para discutir as concessões das hidrovias brasileiras, com destaque para a hidrovia do Madeira. Essa importante rota é fundamental para o escoamento eficiente de cargas e o desenvolvimento econômico dos estados do Acre, Rondônia e Mato Grosso.
Confúcio Moura ressaltou a relevância do debate para esclarecer a opinião pública e orientar o Ministério de Portos sobre as concessões das principais hidrovias do país, como a do Rio Madeira. Segundo o senador, a concessão não significa a privatização do rio, pois este não pode ser privatizado. É necessário garantir serviços de apoio às embarcações, dragagem do rio, sinalização das margens e segurança para as embarcações.
Durante a audiência, foi esclarecido que ribeirinhos, pescadores e outros pequenos transportadores não serão afetados com pedágios, sendo apenas os transportes de grãos em alta tonelagem os responsáveis por uma taxa simbólica por tonelada transportada.
A concessão da hidrovia do Rio Madeira, que está sob análise da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), abrangerá um trecho de 1.075 quilômetros entre Porto Velho (RO) e a foz do Rio Amazonas, beneficiando 11 municípios. Espera-se que, uma vez concedida, a hidrovia se torne a principal rota para o escoamento de grãos produzidos na região.
Além dos parlamentares, participaram do debate como convidados o diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, o secretário nacional de hidrovias e navegação do Ministério de Portos e Aeroportos, Dino Antunes, e o presidente da Associação Brasileira para o Desenvolvimento para a Navegação Interior (ABANI), Claudomiro Carvalho Filho.
Cláudia de Jesus debate legalização dos bombeiros civis para combater queimadas
Reunião teve objetivo de legalizar atividades dos profissionais para contratação pelo estado
Ismael Crispin alerta para os riscos da fumaça no clima e na saúde pública em Rondônia
Parlamentar reconhece que parte das queimadas é criminosa, mas ponderou que muitos incêndios também ocorrem acidentalmente
Marcos Rogério defende impeachment de Moraes e cobra ação contra queimadas
Marcos Rogério contestou as informações divulgadas na imprensa de que alguns senadores teriam retirado suas assinaturas desse pedido de impeachment
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook