Como escolher as melhores frutas, legumes e verduras para comprar?

Tire todas as suas dúvidas sobre a escolha desses alimentos no hortifruti

Da redação/Foto: Ilustrativa
Publicada em 19 de maio de 2022 às 11:14
Como escolher as melhores frutas, legumes e verduras para comprar?

As frutas, as verduras e os legumes são essenciais em uma alimentação saudável. Porém, na hora de comprar esses alimentos no hortifruti, é importante se atentar a algumas questões para aproveitar todos os benefícios desses alimentos da melhor forma possível.

Pensando em ajudar você nessa tarefa, neste artigo reunimos dicas que vão facilitar a escolha dos melhores legumes, frutas e verduras. Confira!

Como escolher as melhores frutas

Veja a seguir o que deve ser considerado na hora de escolher alguns dos principais tipos de frutas.

Banana

Para escolher a banana, o ideal é que ela esteja bem amarelinha, sem pontos verdes nas extremidades e sem pintinhas escuras. Se estiver com muitas pintas é sinal de que está madura e deverá ser consumida o mais breve possível.

Abacaxi

Aqui, a dica é: quanto mais amarelinho, melhor. Se estiver verde, ainda não está adequado para ser consumido. Caso esteja muito marrom, pode já ter passado. 

Uma dica muito utilizada é puxar uma das pétalas do meio da coroa. Se sair com certa facilidade, está bom. Caso contrário, ainda não está pronto para o consumo.

Abacate

O abacate não pode estar muito duro e nem mole demais. Por isso, é preciso apalpar a fruta e senti-la. Inclusive, ele pode ser comprado um pouco mais durinho, pois irá amadurecer e ficar no ponto perfeito para o consumo.

Laranja

Escolha as mais pesadas e firmes, pois terão maior quantidade de suco. As laranjas que possuem a casca mais lisa e fina costumam ser mais saborosas.

Mamão

Prefira o mamão com cor puxando mais para o amarelo ou para o laranja. Se estiver com manchas escuras e machucados, não está bom para ser consumido.

Maçã

Você deve sentir a maçã firme ao tocá-la. Se estiver mole, não está boa para o consumo. A regra de olhar a cor não vale para esta fruta, pois, dependendo do tipo, ela pode ser mais esverdeada ou mais vermelha, como acontece com a maçã red ou argentina.

Como escolher as melhores verduras

Confira as principais dicas para escolher as melhores verduras.

Alface

As folhas devem estar firmes, levemente crocantes e com cores vivas. Os maços com tons amarronzados e folhas murchas devem ser evitados. 

As alfaces crespas e lisas apresentam folhas mais flexíveis. Já a alface americana apresenta folhas de coloração verde-claro.

Brócolis

Prefira aqueles que os botões das flores estiverem fechados, os talos firmes e a coloração verde-escura. Evite comprar a verdura que esteja com as flores amareladas ou abertas.

Cebolinha

O ideal é que as folhas não estejam amassadas e sejam bem verdes. As folhas murchas e amareladas devem ser evitadas.

Chicória

As folhas devem estar bem firmes, sem marcas de insetos e com uma tonalidade de verde bem viva.

Como escolher os melhores legumes

Veja a seguir o que deve ser considerado na hora de escolher os principais tipos de legumes.

Cenoura

A cenoura não deve estar com a casca danificada e nem murcha. Um teste infalível é quebrar a pontinha e observar se está bem rígida. Se estiver murcha, ela não quebrará com facilidade.

Abóbora

Já a abóbora deve apresentar casca lisa e firme. Ademais, quando vendida cortada, dependendo do tipo, deve possuir uma coloração variando entre o laranja vivo e o amarelo.

Abobrinha

A abobrinha também deve apresentar a casca firme, ter coloração variando entre o verde intenso, o branco e o verde claro e não possuir danos aparentes.

Beterraba

Prefira aquelas não muito grandes, com folhas viçosas e tenras. Se estiver murcha, é sinal de que o legume está envelhecido.

Por fim, vale ressaltar que cada alimento possui suas particularidades, no entanto, de forma geral, preferir aqueles “da época” sempre é a melhor opção, pois eles estarão no auge do seu valor nutricional e expostos a menos agrotóxicos.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook