Como montar o quarto ideal para crianças e adolescentes que estudam remotamente

Saiba como montar o quarto perfeito para seus filhos estudarem à distância

Da redação
Publicada em 18 de maio de 2021 às 16:00
Como montar o quarto ideal para crianças e adolescentes que estudam remotamente

A evolução da tecnologia trouxe o ensino à distância que, ao que tudo indica, é uma tendência permanente. Há quem ame e quem odeie, mas, independentemente disso, todos tiveram que se adaptar a essa nova realidade.

Hoje em dia, acessórios tecnológicos — como celular, computador e fones de ouvido — fazem parte do material escolar e a casa — especialmente o quarto — se transformou em uma sala de aula. Sendo assim, comprar escrivaninha se tornou uma necessidade.

E os pais de crianças e adolescentes têm uma tarefa extra nesse sentido: montar um espaço de estudos propício para as aulas online. Isso porque o ambiente tem impacto direto no aprendizado, sendo fundamental que haja um local exclusivo e apropriado para o estudo remoto.

O que considerar na organização do quarto para o estudo remoto?

Na verdade, todas as atividades realizadas em casa necessitam de espaços adequados ou, ao menos, condições ideais para serem executadas. E, tratando-se dos estudos online dos filhos, sejam eles crianças ou adolescentes, não é diferente.

Caso não haja um cômodo da casa disponível para transformar em sala de estudos, não se preocupe. Reservar um espaço que ofereça as condições necessárias é suficiente. Nesse cenário, o quarto dos filhos acaba sendo a melhor opção. Contudo, é importante verificar se o cômodo possui poucos ruídos, ventilação natural e uma boa iluminação, além de oferecer conforto e favorecer a concentração.

Outra situação importante a ser considerada, uma vez que as aulas acontecem remotamente, é se o quarto das crianças ou adolescentes possui fácil acesso à internet — ou seja, uma boa qualidade de sinal.

Dicas para montar o quarto dos seus filhos para os estudos remotos

Veja, a seguir, algumas dicas importantes para montar o quarto dos seus filhos da melhor forma possível para as aulas online.

Escrivaninha

É de suma importância que o ambiente tenha uma mesa ou algum móvel que ofereça um espaço suficiente para dispor o material de estudo. Nesse caso, a escrivaninha é perfeita. Ela pode ter variações, sobretudo na altura, uma vez que as crianças menores também precisam alcançar os itens com facilidade. Já para os adolescentes, é importante que o móvel esteja adequado à anatomia do jovem.

Cadeira

A cadeira precisa ser bem confortável, se possível giratória, com apoio para a coluna e para os braços. Entretanto, caso não haja como comprar uma nova, uma opção é usar a cadeira que tiver em casa, complementando-a com alguma almofada e com algum apoio para os pés, por exemplo, para possibilitar mais conforto durante as horas de estudo.

Iluminação

A iluminação do ambiente, no caso do quarto, influi de forma direta na concentração e na qualidade do estudo. Por isso, é preciso que o espaço seja bem iluminado. Quando houver luz natural, deve-se evitar que ela cause ofuscamento ou reflexo no computador.

Já a luz artificial precisa iluminar o ambiente como um todo. Não é indicado ter uma luz direta na mesa e muito menos aproveitar a luz da tela do próprio computador, uma vez que isso gera, ainda que você não perceba, um desconforto à visão, influenciando negativamente a qualidade do estudo.

Ventilação

O quarto precisa ser muito bem ventilado e arejado para o estudante ter prazer de permanecer ali, além de não passar a sensação de um ambiente enclausurado.

Decoração

Por fim, a parte mais dinâmica e divertida do quarto deve ficar por conta do estudante, que é a composição do espaço e a decoração. Materiais multicoloridos, bem como um ambiente limpo e claro, podem estimular os estudos, além de favorecerem bastante a organização física e mental.

Estudantes mais novos ou adolescentes normalmente gostam de ter tudo à mão para não ter trabalho. Já aqueles que preferem organizar os materiais em armários ou prateleiras podem aproveitar qualquer base (mesa ou parede) e transformá-la em espaço para lembretes e post-its. A criatividade é livre. Portanto, para que ele se envolva no processo, deixe essa parte com seu filho.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook