Pessoas com comorbidades a partir de 50 anos passam a ser vacinadas contra Covid nesta terça-feira (18)
Semusa lembra que é necessário fazer o cadastro no aplicativo SASI
População deve se cadastrar no aplicativo SASI para receber a imunização
Porto Velho retoma a vacinação dos grupos prioritários conforme o Plano Nacional de Imunização(PNI), a partir desta terça-feira (18), com o retorno uma nova parcela da população passa a ser atendida com a vacinação.
Segundo a gerente de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Elizeth Gomes, a partir de hoje as pessoas com comorbidades acima de 50 anos passam a ser atendidas. “A vacinação acontece no espaço da Uniron, que passou por sanitização na segunda-feira e, agora, vamos atender essa nova parcela da população com doses da Pfizer”, explica.
A vacinação acontece no Campus I da Faculdade Uniron na Av. Mamoré, das 09h às 16h.
A partir de agora a vacinação passa a atender o seguinte público:
• Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise);
• Pessoas com Síndrome de Down acima de 18 anos;
• Gestantes e puérperas com comorbidades, acima de 18 anos;
• Pessoas com Deficiência Permanente, cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) com 50 anos ou mais;
No ato da vacinação a pessoa deverá comprovar a doença pré-existente
Pessoas com comorbidades com 50 anos ou mais também serão imunizadas com a vacina da AstraZeneca. A mudança de laboratório é necessária porque o total de vacinas da Pfizer recebidas neste momento não é suficiente para todo o grupo.
Segundo a Nota Técnica 467/2021, a comprovação da comorbidade deverá ser realizada conforme recomendações do PNI, ou seja, no ato da vacinação a pessoa deverá comprovar a doença pré-existente através de exames, receitas, relatório médico, prescrição médica, laudo, cartão do BPC, cartão do hiperdia, entre outros.
CADASTRAMENTO
Para receber o imunizante será necessário fazer o cadastramento através do aplicativo SASI. A ferramenta segue os parâmetros do Plano Nacional de Imunização (PNI) e foi planejada para registrar informações sobre a população e facilitar o agendamento das vacinas conforme a faixa etária, comorbidades e grupos prioritários.
Uma vez cadastrado, o usuário será avisado, pelo próprio dispositivo e por envio de e-mail ao endereço eletrônico do usuário, sobre o dia, horário e local em que deverá comparecer para ser imunizado.
PARA BAIXAR
Para baixar o aplicativo no sistema Android, basta acessar o link: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.sasi.app.
Para baixar no sistema IOS, clique no link https://apps.apple.com/br/app/sasi/id1467748272.
VEJA AQUI O TUTORIAL COM PASSO A PASSO PARA USAR O APLICATIVO.
COMORBIDADES
Aplicativo avisa data e horário da vacinação
São definidas como comorbidades, neste caso, as seguintes doenças: diabetes mellitus; hipertensão arterial sistêmica grave (de difícil controle e/ou com lesão de órgão-alvo); doença pulmonar obstrutiva crônica; doença renal; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; indivíduos transplantados de órgão sólido; anemia falciforme e obesidade grave.
DEFICIÊNCIA
Para fins de inclusão na população alvo para vacinação, serão considerados indivíduos com deficiência permanente severa aqueles que apresentem uma ou mais das seguintes limitações:
1 - Limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas;
2 - Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir (se utiliza aparelho auditivo esta avaliação deverá ser feita em uso do aparelho);
3- Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar (se utiliza óculos ou lentes de contato, esta avaliação deverá ser feita com o uso dos óculos ou lente);
4- Indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar, etc.
Texto: Jefferson Carvalho
Fotos: Saul Ribeiro
“Operação Hiena”: Serviço de Inspeção Federal determina o descarte da carne contaminada com amônia no frigorífico JBS de Pimenta Bueno
Apurou-se, ainda, a emissão posterior de Declaração de Destinação Industrial da carne ao efetivo transporte, com data retroativa, na tentativa de simular a regularidade do trânsito ocorrido. O MAPA apontou os indícios de falsidade documental
Como montar o quarto ideal para crianças e adolescentes que estudam remotamente
Saiba como montar o quarto perfeito para seus filhos estudarem à distância
Preciso tomar a vacina de covid-19 antes de viajar para destinos nacionais?
Saiba quais cuidados devem ser tomados para viajar pelo Brasil durante a pandemia
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook