Como o marketing digital facilita a vida do consumidor

Independentemente do tipo de marketing digital que uma empresa emprega, o objetivo geral do marketing é se conectar com o público-alvo no lugar certo e na hora certa

Da redação/Foto: Ilustrativa
Publicada em 01 de junho de 2022 às 16:33
Como o marketing digital facilita a vida do consumidor

O uso da internet por adultos aumentou em pelo menos 5%. Agora, mais do que nunca, as empresas estão aproveitando as oportunidades que o mundo digital oferece. Em outras palavras, o marketing online desempenha um papel muito importante nas decisões de compras que as pessoas tomam.

Independentemente do tipo de marketing digital que uma empresa emprega, o objetivo geral do marketing é se conectar com o público-alvo no lugar certo e na hora certa, e qual o melhor lugar para se conectar com seu público do que a Internet.

O que é Marketing Digital?

Em poucas palavras, o marketing digital refere-se ao marketing por meio de um dispositivo eletrônico ou da internet. É outra palavra para marketing na internet.

Hoje, centenas de milhares de empresas se envolvem em marketing digital, pois acham mais fácil e mais econômico alcançar um grande número de pessoas dessa maneira.

Existem muitas táticas de marketing digital, algumas das quais são:

  • Otimização para mecanismos de busca (SEO)

  • Pesquisa paga

  • Exibição de publicidade

  • Marketing de mídia social

  • Marketing de conteúdo

  • Marketing de email

  • Marketing de influenciadores

  • Marketing afiliado

Tradicionalmente, as empresas atingiam seu público-alvo usando canais como televisão, rádio, revistas, eventos e mala direta. Agora, à medida que as pessoas passam mais tempo online, as empresas estão tentando alcançar potenciais compradores por meio de canais digitais. Afinal, os profissionais de marketing precisam ir onde as pessoas estão.

Veja dicas para vender mais:

Ofertas personalizadas por e-mail: à medida que você conhece seus clientes, pode enviar ofertas personalizadas, como códigos de desconto sazonais para produtos relacionados ou acesso exclusivo a lançamentos de novos produtos. Isso não apenas faz com que o cliente se sinta valorizado, mas também gera vendas repetidas.

  • Engajamento de mídia social: Incentiva os clientes a segui-lo nos canais de mídia social. Quando o fizerem, você terá acesso diário a eles enquanto percorrem seus feeds de mídia social. Mantenha-os engajados com conteúdo útil e relevante ou com conteúdo que os inspire e encante. Sempre que precisarem do seu serviço ou produto novamente, estarão mais aptos a comprar do seu negócio.

Envolva o cliente em todas as etapas de compra

Antes do marketing digital se tornar popular, poucas pessoas falavam sobre a jornada do cliente, principalmente porque era difícil de entender e analisar. Na maioria das vezes, um cliente ia a uma loja física depois de ver um anúncio na TV ou no jornal, tomava uma decisão e pagava pelo produto ou serviço dentro da loja. No entanto, no marketing digital, podemos acompanhar cada passo que um cliente dá, muitas vezes desde o momento em que ele é acionado para encontrar uma solução ou produto.

Hoje em dia, é comum um consumidor ver um anúncio online, pesquisar e comparar preços em diferentes sites e depois ir a uma loja para experimentar o produto ou comprar em uma loja online. Se você tem uma loja de serviços ou uma página que faz uma simulação de quanto você gastaria se tivesse usando energia sustentável, por exemplo, é feito através de um simulador solar, o seus clientes estariam interessados em realizar essa simulação antes de fechar negócio. Essa tática de importância com o cliente é muito importante e também além de atrair muitos interessados no assunto pode gerar tráfego para o seu site.

Móveis:

Os aplicativos móveis fornecem aos compradores ofertas e cupons especiais, suporte ao cliente e ferramentas de comparação, que melhoram nossa compreensão do processo de compra. Com o marketing digital, um profissional de marketing pode acompanhar toda a jornada de compra do cliente.

Segmente o público certo

Agora é mais fácil do que nunca segmentar o público, pois muitas plataformas de marketing digital permitem segmentar um público específico. Temos acesso a ferramentas online que rastreiam as atividades online de um indivíduo e informações demográficas. Os profissionais de marketing digital podem usar esses dados para oferecer aos usuários produtos ou serviços específicos nos quais possam estar interessados. Por exemplo, quando um visitante clica no anúncio de exibição de uma marca, seja em mídia social ou por meio de um mecanismo de pesquisa, a marca pode segmentar esse visitante com anúncios subsequentes e relacionados. Se o conteúdo que um visitante recebe for baseado em seus interesses e comportamentos online, isso cria um reforço positivo e torna as compras mais fáceis e satisfatórias.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook