Como planejar um intercâmbio no exterior para estudar inglês

Se o seu objetivo for aprender a falar em inglês, por exemplo, você pode se organizar para comprar passagens aéreas para Londres e procurar uma escola de inglês nesse destino

Redação
Publicada em 12 de novembro de 2019 às 08:57
Como planejar um intercâmbio no exterior para estudar inglês

O intercâmbio é um sonho que muitas pessoas de todo o mundo tem, seja para estudar ou trabalhar, aprender um novo idioma ou se adaptar a uma nova vida em outro lugar!

Mas, a maioria também associam a palavra intercâmbio com Estados Unidos como destino e agências para conseguir de fato realizarem esse intercâmbio! Só que não precisa ser sempre assim.

Por que não escolher um destino europeu e tentar organizar seu intercâmbio por sua conta para economizar uma grana? Se o seu objetivo for aprender a falar em inglês, por exemplo, você pode se organizar para comprar passagens aéreas para Londres e procurar uma escola de inglês nesse destino.

Como começar a se planejar?

●     Defina seu objetivo: o roteiro de uma viagem a passeio é bem mais simples de montar, mas quando se trata de um intercâmbio, é preciso ter muito foco e dedicação no planejamento.
Por isso, defina o que você pretende fazer com essa viagem: aprender ou aperfeiçoar outro idioma, trabalhar, estudar para se qualificar ainda mais no mercado com uma pós-graduação ou um mestrado, fazer tudo isso junto, começar a vida em outro país… as possibilidades são diversas. Tudo vai depender do que você quer para começar a procurar quais são os pré-requisitos e procurar as melhores possibilidades para concretizar isso;

●     Escolha um destino: quando você sabe o que quer fazer, fica mais fácil de pesquisar qual é o melhor país para tal. Não adianta nada querer aprender a falar inglês se fechar um intercâmbio para a Argentina! Ainda que tenham escolas de francês na Argentina, não será como estar em um país que tenha o idioma como uma das línguas oficiais!
Independente do que você escolher, sempre vão ter alternativas mais baratas e não menos interessantes para concretizar seu objetivo;

●     Estipular quanto tempo vai ficar: quando você escolhe um curso ou vai prever um orçamento fica mais fácil de estipular a média de tempo que vai ficar. Isso inclui saber quando você volta para o Brasil e se passará férias aqui (quando é o caso de passar mais de 1 ano);

●     Compare preços: é importante comparar todos os preços de cursos, custo de vida mensal que terá (residência, alimentação, compras, celular, entre outros), preço de passagem de avião para ir até seu destino ou para outros destinos próximos de onde você vai ficar (caso quiser viajar durante os dias livres). Enfim, coloque tudo no papel para poder saber o quanto de dinheiro precisa e quanto precisará para se manter lá para procurar por um trabalho, se for necessário;

●     Procure saber qual visto irá precisar para o país que vai morar;

●     Faça um seguro de viagens: isso será essencial para não ficar na mão e nem passar por apuros em casos de emergência, principalmente se ficar doente;

Como conseguir boas passagens aéreas?

Quando o assunto é intercâmbio, é preciso pesquisar muito! Principalmente quem vai fazer por conta própria. Isso não é diferente com passagens aéreas.

Uma das estratégias mais interessantes para gastar pouco é por exemplo se cadastrar em um programa de milhas, porque assim você tem tempo suficiente de juntar essas milhas e não pagar nada por suas passagens aéreas internacionais - ou somente completar.

Caso queira fazer a viagem antes do tempo hábil para juntar a quantidade de milhas que precisa, você pode comprar milhas - seja de pessoas que você conhece que tenham milhas ou de sites de empresas que vendem milhas.

Outra opção ainda é comprar sua passagem de avião e em sites de empresas que compram passagens com milhas e depois disponibilizam no site para que os clientes consigam comprar passagens aéreas baratas sem ter que participar de um programa de milhagens.

Ainda é possível pesquisar por passagem aérea internacional em sites que comparam preços, já que podem apresentar não só as melhores opções de voos baratos, como também de outros serviços. Isso é mais válido para viagens turísticas, mas no caso de intercambistas, vale a pena pelas passagens baratas!

Não esqueça de ficar de olho em voos em promoção e assim que encontrar passagens imperdíveis, não pense muito! Aproveite a chance de garantir o mais rápido que puder assim que definir quando vai fazer o intercâmbio.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook