Comportamentos comuns em donos de cães que não funcionam para gatos
Quando temos pets, costumamos tratá-los do mesmo jeito, mas alguns meios de lidar com cães não podem ser aplicados aos gatos por uma infinidade de razões.
Existe uma grande luta entre os donos de cães e donos de gatos, alguns dizem que os estes são melhores companheiros, outros, dizem que são aqueles. Mas nessa guerra, existem também aqueles que têm os dois, e precisam tomar cuidado com alguns hábitos que para os cães são positivos, mas não para os felinos.
Quando temos pets, costumamos tratá-los do mesmo jeito, mas alguns meios de lidar com cães não podem ser aplicados aos gatos por uma infinidade de razões.
Mesmo ambos os pets tendo sido fruto de seleção artificial, algumas características continuam as mesmas das gerações, e devem ser respeitadas em prol de uma boa qualidade de vida dos nossos animais domésticos. Veremos mais sobre isso aqui nesse artigo.
Pontos em que seu gato difere do seu cão
Que têm hábitos diferentes, isso, sabemos muito bem. Cães costumam ser mais animados e brincalhões. Ouso ainda dizer que podem ser caracterizados como mais bobinhos que os felinos. Mas, algumas diferenças de comportamento devem vir de nós ao reagir aos nossos amigos peludos.
Uma das maiores diferenças é no processo de adestramento. Ambos os animais podem ser adestrados, mas o meio pelo qual se consegue isso é bem diferente.
Enquanto nos cães as medidas repressivas devem vir sempre no processo de adestramento, mostrando quem é o alfa, já para os pequenos felinos isso é terminantemente proibido e ineficaz. Seu felino é muito mais sensível que seu cão a qualquer medida punitiva, podendo, em alguns casos criar até ansiedade no seu felino.
O carinho é outro ponto onde os há grande diferença entre esses animais de estimação. A maioria dos felinos gosta de receber carinho na cabeça, pois esse é o local onde ele recebe lambidas de carinho de outros gatinhos. Os gatos podem não ficar muito confortáveis com carinhos em locais como a barriga por exemplo, coisa que os cães diferem bastante, certo?
O balançar do rabo dos gatinhos muitas vezes quer dizer mais irritação do que felicidade. Quando agitam o rabo em uma certa frequência e de um lado para o outro, onde um dono reconheceria alegria em um cão, no gato demonstra irritação.
Apresentar seu cão a outro pode ser uma boa ideia a depender da raça, mas no caso dos gatos, geralmente é uma péssima ideia tendo em vista que são territoriais e animais solitários.
Cães e gatos são diferentes desde as raízes
Muito tempo atrás, passamos a domesticar ambos os animais que vemos hoje em dia da mesma forma. Os gatos, assim como os seu ascendentes costumam ter hábitos mais noturnos, além de serem mais solitários e independentes. Os cães, procuram ser líderes e formar uma boa conexão com os outros.
Outra grande diferença comportamental que advém da evolução são os hábitos alimentares. Enquanto pode notar que seu gatinho não mastiga muito as coisas do chão e parece ter uma mini balança mental para comer apenas o suficiente, seu cão parece ser uma máquina de mordidas.
Isso acontece pelo fato de gatos serem mais analistas, além de serem bem exigentes com o que comem. Enquanto cães não têm esse filtro no quesito alimentação.
Preste atenção nesse tipo de diferença antes de fazer certas restrições ou obrigar seu pet a se portar de certa forma, já que o que você está pedindo pode ir diretamente contra a própria natureza do animal.
Observe as características de seu pet
Por mais que muito diferentes em suas raízes, alguns felinos podem se comportar e aceitar certos comportamentos que só poderiam ser tolerados por cães, e isso é completamente normal.
Há muito tempo os cães e gatos abriram mão de suas raízes selvagens e passaram a ser uma versão mais dócil. Mesmo assim, tome nota das características que o seu gatinho tem por definição, e evite embates que podem gerar estresse em seu gatinho.
Sabendo lidar bem com seu gato, sua relação tende a ser muito boa, já que assim, o processo dos cuidados diários e de adestramento tende a ser muito mais fluido e frutífero que de outras formas.
Banda do Vai Quem Quer abre a sede nesta sexta
Apenas três mil camisas do bloco estarão a venda este ano.
Consumo de energia fecha 2018 com aumento de 1,1%
A Região Norte fechou o ano com queda acumulada de energia demandada à rede da ordem de 5,8%.
“Não é possível não sentir essa dor”, diz Raquel Dodge
Procuradora recomenda soluções extrajudiciais para Brumadinho.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook