Confúcio Moura celebra Dia do Idoso e pede mais praticidade para realização de 'prova de vida'
Apesar da prova de vida poder ser feita pela internet, Confúcio Moura destacou que a maioria dos idosos não tem acesso ao conhecimento ou tecnologia
Em pronunciamento nesta segunda-feira (2), o senador Confúcio Moura (MDB-RO) destacou o Dia do Idoso, celebrado no domingo (1º). O parlamentar ressaltou que seu objetivo é “propor medidas para facilitar a prova de vida de pessoas idosas, principalmente aquelas com deficiência, acamadas, imobilizadas, tornando-a menos penosa para esses cidadãos e cidadãs”.
— A gente vê, de vez em quando, pessoas, filhos, parentes levando idosos acamados à frente de agências bancárias para dizer que aquela pessoa está viva. Isso é uma dificuldade num mundo tecnológico, num mundo de celular, no mundo da informação rápida. A gente ter que deslocar um idoso acamado em uma maca à frente de um banco e chamar o gerente para comprovar que ele está vivo é uma tremenda falta de respeito.
Apesar da prova de vida poder ser feita pela internet, Confúcio Moura destacou que a maioria dos idosos não tem acesso ao conhecimento ou tecnologia. Segundo o senador, existem meios mais práticos de cruzamento de dados que podem fazer a comprovação.
O parlamentar também criticou a falta de peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Norte do país e disse que conseguir fazer uma perícia é uma “tortura”, principalmente nos casos de auxílio-doença.
— Nós temos que encontrar os mecanismos modernos de fazer perícia. Se não tem perito, por que não usar os médicos do SUS [Sistema Único de Saúde] para fazer a perícia lá em Roraima, lá em Rondônia? O médico do SUS, se ele fraudar, perde o emprego, é punido! Mas não! É preferível ficar acumulando, fazer filas e tentar. A telemedicina já existe, por que não existe a teleperícia ou outros modelos modernos de se resolver um drama social, atual, reclamado, a torto e a direito, pelo Brasil afora?
Confúcio Moura ainda homenageou o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro. O senador ressaltou que as pessoas com deficiência lutam contra a invisibilidade social, pois vivem em um mundo “construído sem atenção às suas necessidades”.
Comissão de Saúde da Alero discute plantão extra de servidores da Sesau
Deputada Cláudia de Jesus comandou reunião com sindicalistas e secretário da pasta
Município elege 10 novos conselheiros tutelares
Mais de 30 mil foram eleitos em todo Brasil
Deputado Delegado Camargo participa de seminário da Sesdec e cobra PCCS dos servidores da segurança Pública
Camargo aproveitou presença do Secretário da Sedesc para reforçar o pedido pelo envio Plano de Cargos e Carreiras e Salário para aprovação da Alero
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook