Conheça o Rõkrã, esporte tradicional da etnia Kayapó

Cada participante utiliza uma espécie de bastão, chamado borduna, cujo objetivo é rebater uma pequena bola feita de coco especialmente preparada para a modalidade

Assessoria/Funai/Foto: Divulgação/Funai
Publicada em 06 de outubro de 2022 às 16:07
Conheça o Rõkrã, esporte tradicional da etnia Kayapó

O Rõkrã é um jogo coletivo indígena tradicionalmente praticado pela etnia Kayapó, do estado do Pará. O esporte possui semelhanças ao hockey sobre grama. É jogado em um campo de tamanho semelhante ao do futebol, variando no número de atletas, divididos em dois times com, geralmente, cerca de dez ou mais jogadores de cada lado.

Cada participante utiliza uma espécie de bastão, chamado borduna, cujo objetivo é rebater uma pequena bola feita de coco especialmente preparada para a modalidade. Os jogadores de cada time se posicionam em fila de dupla indiana de frente para o seu adversário, colocando o bastão ao chão. A bola é colocada no centro para que uma das equipes escolhidas dê a primeira rebatida para o time oponente, iniciando o jogo.

Os atletas saem lateralmente de suas posições para defender, rebater para o campo oposto ou mesmo para o companheiro de frente e, assim, sucessivamente, até ultrapassar a linha de fundo, marcando o ponto. O jogo é bastante parecido com um dos esportes mais populares no Canadá, o Lacrosse, que também é considerado de origem indígena naquele país.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook