Conhecido por atuação na área criminal e projetos ligados à prevenção e à ressocialização, Promotor Edilberto Tabalipa se aposenta do cargo
O integrante do MPRO se despede do exercício da carreira após 16 anos dedicados à Instituição
Considerado uma referência por sua atuação na área criminal, com importante passagem pelo Tribunal do Júri, na comarca de Ariquemes, o Promotor de Justiça do Ministério Público de Rondônia, Edilberto Tabalipa, se aposentou do cargo. O integrante do MPRO se despede do exercício da carreira após 16 anos dedicados à Instituição. No período, ficou conhecido não apenas pela participação em julgamentos emblemáticos, mas também pela realização de projetos ligados à prevenção à criminalidade e à ressocialização.
Edilberto Tabalipa ingressou no Ministério Público de Rondônia em 2005, após aprovação no XVII concurso para Promotor de Justiça Substituto da Instituição. Atuou no Centro de Atividades Extrajudiciais (CAEX), tendo passado por diversas comarcas, sendo titularizado em 2009, em Alvorada do Oeste e, em 2010, em Ariquemes, onde permaneceu por 11 anos. Lá, assumiu titularidades com atribuições na área criminal, Tribunal do Júri, Segurança Pública e Segurança do Trânsito.
No exercício da carreira, o integrante do MPRO conciliou a atuação processual com atividades voltadas à comunidade, como forma de contribuir para a prevenção, reintegração social e ainda para a conscientização em relação a temas que impactam a vida em sociedade.
Assim, foi responsável por executar em Ariquemes o projeto ‘O que você tem a ver com a Corrupção?’; mobilização nacional destinada a sensibilizar o público infanto-juvenil sobre a importância de uma conduta ética e honesta. Também desenvolveu iniciativas como o ‘Desvelando a Realidade’, voltada para estudantes de mesma faixa etária, com o objetivo de promover uma abordagem franca sobre o uso de drogas e a relação dessas substâncias com a vida infracional.
Mais recentemente, idealizou e implementou, em parceria com o Poder Judiciário e a Polícia Rodoviária Federal, um programa de conscientização destinado a condutores acusados de embriaguez ao volante, beneficiados com a suspensão condicional do processo. O trabalho consistia na conscientização dos infratores mediante a aplicação de atividades educativas.
“Os anos de Ministério Público foram muito intensos, no combate à corrupção, improbidade administrativa, tráfico de drogas e, também, no exercício de ações preventivas, de conscientização e de diálogo com a comunidade, no cumprimento da verdadeira essência do MP cidadão”, afirmou Edilberto Tabalipa, que, em maio deste ano, foi titularizado na 58ª Promotoria de Justiça de Porto Velho, onde encerrou suas atividades.
Ao longo da carreira, o Promotor recebeu diversas condecorações, como o Título de Cidadão Honorário, concedido pela Câmara de Presidente Médici.
Seminário com workshops temáticos vai debater questões voltadas à primeira infância
As inscrições podem ser feitas por meio de formulário eletrônico, até a próxima quarta-feira (18/8)
Semana Justiça pela Paz em Casa começa nesta segunda-feira (16/8) em todo o país
A ação também promove ações interdisciplinares organizadas que objetivam dar visibilidade ao assunto e sensibilizar a sociedade para a realidade violenta que as mulheres brasileiras enfrentam
Tribunais terão de instituir plano complementar de comunicação interna
O texto determina que os tribunais deverão possuir canal digital de distribuição de comunicação instantânea ou assíncrona com todos os profissionais vinculados ao órgão
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook