Conselheiros de todo o estado participam de capacitação voltada ao direito da pessoa idosa em Porto Velho
O evento será no Rondon Palace Hotel, a partir das 12h, promovido pela Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seas).
Capacitação tem como objetivo preservar o direito dos idosos
Nesta quarta e quinta-feira (21 e 22), acontece a aI Capacitação para Conselheiros Municipais dos Conselhos de Direito da Pessoa Idosa do Estado de Rondônia em Porto Velho. O evento será no Rondon Palace Hotel, a partir das 12h, promovido pela Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seas).
A meta é capacitar os 64 participantes, dois representantes de cada um dos 32 municípios que possuem o Conselho da Pessoa Idosa; além de 28 conselheiros estaduais; 20 agentes públicos dos municípios que não possuem conselhos e a equipe de trabalho da Seas.
Vado Alves, gerente do núcleo de direito da pessoa idosa na secretaria explica que entre os objetivos da capacitação está empoderar os conselheiros sobre suas atribuições na gestão dos conselhos municipais.
“Além disso vamos reforçar a questão do zelo pela pessoa idosa, a participação efetiva dos conselhos na defesa e promoção de políticas que garantam atendimento integral a este público e, não menos importante, mobilizar para levar esse conhecimento também à sociedade como um todo, com o único foco na defesa dos direitos do idoso”, resumiu.
A programação tem inicio às 12h do dia 21 com o credenciamento. A abertura será às 18h com o panorama nacional da política de direitos da pessoa idosa e o estatuto do idoso, com a palestrante Márcia Regina Silva.
As atividades são retomadas no dia 22:
- Às 8h com a palestra “Humanização e protagonismo da pessoa idosa como novo ator social”, com os palestrantes Deusdedi Rodrigues Alves e Iglair Regis de Oliveira;
- Às 8h40 com o debate “o que é um conselho?” com a palestrante Ivonete Tamboril;
- Às 10h15 com a palestra “Competências e atribuições dos conselheiros” por Ivonete Tamboril;
- 11h15 com “A criação e operacionalização do Fundo dos Direitos da Pessoa Idosa”, com Rubens da Silva Miranda;
- Às 14hcom a “Legislação como instrumento que assegura os direitos da pessoa idosa”, com Valdomira Santos de Souza;
- E às 15h20 com a “Execução e avaliação das políticas públicas dos direitos da pessoa idosa no estado de Rondônia”, com Renivaldo Fernandes.
As atividades serão encerradas às 17h com apresentações culturais e coffee break.
Banda do Vai Quem Quer abre a sede nesta sexta
Apenas três mil camisas do bloco estarão a venda este ano.
Consumo de energia fecha 2018 com aumento de 1,1%
A Região Norte fechou o ano com queda acumulada de energia demandada à rede da ordem de 5,8%.
“Não é possível não sentir essa dor”, diz Raquel Dodge
Procuradora recomenda soluções extrajudiciais para Brumadinho.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook