Cooperação com Universidade da Colômbia traz cursos para o IFRO

Em parceria que está completando três anos, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) realizou mais uma atividade integrada com a Universidad Nacional de Colombia (UNAL).

ASCOM/IFRO
Publicada em 10 de maio de 2017 às 13:18
Cooperação com Universidade da Colômbia traz cursos para o IFRO

Em parceria que está completando três anos, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) realizou mais uma atividade integrada com a Universidad Nacional de Colombia (UNAL). O Termo de Cooperação Acadêmica foi assinado em 2014, prevendo cinco anos de ações conjuntas em assuntos de interesse recíproco. Um curso realizado nos campi Colorado do Oeste e Cacoal, com a professora da Unal, Creucí Maria Caetano, abordou o tema: implantação de Banco de Germoplasma Vegetal.

No Campus Colorado do Oeste a capacitação ocorreu nos dias 24 e 25 de abril. Durante o curso, os participantes, entre docentes, técnicos e estudantes da unidade aprenderam sobre o que é um banco de germoplasma, as atividades realizadas nele e quais os caminhos e etapas a serem seguidas para implantação.

Segundo a professora Creucí, “o grupo de participantes do curso me surpreendeu, entre estudantes e professores da instituição, pois são muito participativos e interessados no conteúdo. Isso é bom, pois torna as atividades mais dinâmicas”, relatou.

O professor Marcos Aurelio Anequine Macedo afirma que este curso será de grande utilidade, pois o IFRO planeja implantar no Campus Colorado do Oeste um banco de germoplasma e sementes crioulas como parte como parte de um projeto interinstitucional junto ao CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). “A criação deste banco será muito importante, pois poderemos manter a coleção biológica vegetal nativa da região, tanto para conservação quanto para uso em pesquisas. E também podermos reproduzir este material para compartilhar com agricultores familiares, a fim de manter a variabilidade genética na agricultura familiar”, explicou o professor do IFRO.

O projeto visa a criação de um Centro Vocacional Tecnológico de Agroecologia e Produção Orgânica e está sendo desenvolvido pelos campi Ariquemes e Colorado do Oeste do IFRO em parceria com UNIR, Embrapa/RO, Emater/RO, Ceplac e Seagri/RO.

Cooperação internacional

Esse curso faz parte de uma parceria entre o Instituto Federal de Rondônia (IFRO) e a Universidad Nacional de Colombia. Entre as ações realizadas nesta parceria, há o intercâmbio de estudantes e professores e construção de projetos conjuntos. Formada em Ciências Biológicas, a brasileira Creucí trabalha na UNAL desde 2005 e considera que estas ações estão gerando resultados positivos. “Esperamos ter esses laços estreitados cada vez mais para que esta cooperação continue”, afirmou.

Conforme a assessora de Relações Internacionais (ARINT), Laura Borges Nogueira, uma carta-convite foi enviada à Unal, para realização da visita técnica. Na avaliação desse período de vigência do termo, Laura reafirma os ganhos institucionais, mostrando que há possibilidade de um projeto contínuo no caso específico do banco de sementes. “Nossos professores estão desenvolvendo pesquisa com a Colômbia, através da instituição parceira, o que está dando frutos para as instituições. É um estímulo”, afirmou.

Pelo Programa de Internacionalização de Pesquisa, Ensino e Extensão (Pipeex), a UNAL recebeu dois grupos de intercâmbio do Instituto Federal de Rondônia, com nove alunos tendo a possibilidade de permanecer em Bogotá por aproximadamente três meses, nos anos de 2015 e 2016. Agora se estuda também a possibilidade da mobilidade poder contemplar além de alunos, servidores-pesquisadores do IFRO.

Aurélio Ferreira Borges, professor do campus, avalia que o curso em Colorado foi uma ótima oportunidade de transferência de tecnologia entre as duas instituições. “Esperamos também poder contribuir com a Universidade Nacional da Colômbia com a troca de conhecimentos e tecnologias adquiridas com povos e comunidades tradicionais de Rondônia por meio das pesquisas realizadas pelo Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial”, afirmou. 

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook