Corpus Christi não é feriado nacional e comércio funciona normalmente em Porto Velho nesta quinta, 19 de junho
A data é considerada ponto facultativo pelo governo federal, cabendo aos municípios decretarem, por lei, se o dia será feriado local

PORTO VELHO (RO) – A celebração de Corpus Christi, marcada para a próxima quinta-feira, 19 de junho de 2025, não é considerada feriado nacional, embora seja tradicionalmente comemorada pela Igreja Católica. A data é considerada ponto facultativo pelo governo federal, cabendo aos municípios decretarem, por lei, se o dia será feriado local. Em Porto Velho, a quinta-feira será apenas ponto facultativo, e o comércio deve funcionar normalmente.
Significado religioso da data
Publicidade
Corpus Christi é uma solenidade religiosa que significa, em latim, “Corpo de Cristo” e celebra a presença real de Jesus Cristo na Eucaristia. A comemoração ocorre sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, aproximadamente 60 dias após a Páscoa. Em muitas cidades, a data é marcada por missas e procissões com fiéis percorrendo ruas decoradas com tapetes coloridos, simbolizando a fé e a reverência ao sacramento.
Funcionamento do comércio e serviços
Nos municípios onde não há lei que determine Corpus Christi como feriado, como é o caso de Porto Velho, a data é considerada dia útil normal para efeitos trabalhistas. Assim, estabelecimentos comerciais, prestadores de serviços e empresas do setor privado podem operar normalmente, sem necessidade de remuneração adicional ou compensação aos empregados.
Contudo, nos locais onde há lei municipal que reconhece o dia como feriado religioso, os empregadores que optarem por manter as atividades devem observar as regras da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria. Nesses casos, os trabalhadores que atuarem nessa data têm direito a remuneração em dobro ou folga compensatória.
Órgãos públicos terão ponto facultativo prolongado
Apesar de não ser feriado oficial em muitos locais, diversos órgãos públicos em Rondônia já anunciaram que suspenderão o expediente na quinta-feira (19) e também na sexta-feira (20), emendando o feriado prolongado. Confirmaram ponto facultativo:
Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região;
Governo do Estado de Rondônia;
Assembleia Legislativa do Estado;
Prefeitura de Porto Velho.
Dessa forma, os atendimentos e serviços públicos nesses órgãos estarão suspensos até segunda-feira (23).
Prefeitura de Porto Velho realiza triagem para cirurgias eletivas
Ação da Semusa visa identificar e agilizar atendimento a pacientes que aguardam por procedimentos cirúrgicos
Ação da Prefeitura coloca ponto final a problema elétrico no Mercado Central de Porto Velho
Serviço foi realizado em tempo recorde e sem necessidade de fechamento
Copa Madeirão de Futebol de Várzea
Primeiros jogos movimentaram o Campo do Treze no último sábado (14)
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook