Corte Interamericana de Diretos Humanos: Singeperon intervém em ação contra o Estado e União
A entidade sindical busca levar ao processo mais elementos que comprovam o constante descumprimento do “Pacto” e que interferem diretamente no ambiente de trabalho dos agentes penitenciários, bem como da população carcerária.
O Sindicato dos Agentes Penitenciários e Socioeducadores (Singeperon) ingressou na Justiça Federal com pedido de assistência em ação contra a União e o Estado de Rondônia, em razão do descumprimento do "Pacto para Melhoria do Sistema Prisional do Estado de Rondônia", firmado perante a Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA). A ação foi ajuizada pelo Ministério Público Estadual (MPE) e o Ministério Público Federal (MPF) no ano passado.
A entidade sindical busca levar ao processo mais elementos que comprovam o constante descumprimento do “Pacto” e que interferem diretamente no ambiente de trabalho dos agentes penitenciários, bem como da população carcerária. De acordo com o presidente do Singeperon, Sidney Andrade, as principais promessas das autoridades estaduais e federais perante a CIDH foram o aumento de vagas, melhoria na estrutura física de presídios, contratação e capacitação de agentes e medidas de combate à cultura de violência.
“Estamos vigilantes e, se for preciso, iremos até a Corte Interamericana para provar que o Estado continua ignorando as determinações impostas ao Brasil”, ressaltou o líder sindical.
O Singeperon fundamenta no seu pedido de assistência que seus filiados também sofrerão os efeitos da decisão, ou seja, o resultado da demanda poderá advir prejuízos ou benefícios para o Sistema Prisional Estadual, o que, por consequência, engloba também a categoria que trabalha diariamente nas unidades. Além disso, influenciaria em novas ações que poderiam ser ajuizadas pelo Sindicato contra o Estado.
A advogada Ane Caroline Santos, que atuou no pedido, salientou que a participação do sindicato é de extrema importância para colaborar no processo, que visa melhorias diretas no ambiente de trabalho desses servidores, além da questão social envolvida.
Pacto de Melhorias
Em decorrência do processo que o Estado Brasileiro responde perante a CIDH, autoridades federais e estaduais de todos os Poderes, com a participação do Ministério Público Estadual e Defensoria Pública, firmaram referido Pacto em agosto de 2011, visando suspender o processo, o que foi acatado pela Corte.
Consumo de energia fecha 2018 com aumento de 1,1%
A Região Norte fechou o ano com queda acumulada de energia demandada à rede da ordem de 5,8%.
“Não é possível não sentir essa dor”, diz Raquel Dodge
Procuradora recomenda soluções extrajudiciais para Brumadinho.
Acordo de R$ 5 milhões na Justiça do Trabalho garante a entrega de ambulâncias a municípios de Rondônia
Na ocasião, a Secretaria Municipal de Saúde local ressaltou a doação das oito ambulâncias que dobra a frota existente na região da Zona da Mata.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook