Corujão de atendimento ginecológico chega a moradoras da zona Leste de Porto Velho
Estratégia busca incentivar exames preventivos às mulheres
Júlia de Almeida, enfermeira na unidade
Como parte das atividades da campanha Outubro Rosa, o Corujão de atendimento ginecológico chegou à Unidade de Saúde da Família (USF) Hamilton Gondim, zona Leste, na noite da última terça-feira (26). O atendimento foi feito mediante agendamento.
Localizada na rua José Amador dos Reis, no bairro Tancredo Neves, a unidade é uma das referências em acolhimento clínico na região. Durante a manhã foram distribuídas cerca de 60 senhas entre as mulheres para retorno no período noturno.
Na ação, foram ofertadas consultas médicas, coleta de exame de preventivo de colo uterino, testes de glicemia, além de testes rápidos para a detecção de sífilis, hepatites virais e HIV.
“Nos mobilizamos para esse Outubro Rosa com diversos cuidados especiais voltados ao público feminino, mas a unidade já atende essa demanda na rotina. Durante a campanha nos esforçamos para intensificar esses serviços”, afirma Júlia de Almeida, enfermeira da unidade.
Helen Priscila Cabral é médica na unidade Hamilton Gondin
Em alguns casos as pacientes saíram com encaminhamento para mamografia, exame ofertado pelo Centro de Especialidades Médicas (CEM), entre os dias 3 a 5 de novembro. Serão atendidas, nesta ocasião, pacientes que estão sendo encaminhadas pelas unidades de saúde do município.
“Um dos nossos propósitos foi melhorar a assistência destas mulheres que em muitos casos deixaram de realizar os exames periódicos durante à pandemia”, explicou a médica da unidade, Helen Priscila Cabral Medeiros de Menezes.
Satilene Xavier aproveitou a disponibilidade de tempo durante a noite para colocar os exames em dia. “Eu trabalho o dia todo e faltar do trabalho pela manhã nem sempre é possível, então eu amei o atendimento noturno. Meu sogro faleceu de câncer recentemente e isso chamou a atenção da nossa família para a prevenção”, disse a secretária de 41 anos.
Isis Viviane aproveitou a oportunidade para se consultar
Isis Viviane Souza de Jesus, de 44 anos, soube da ação através dos agentes comunitários de saúde e viu na ocasião uma oportunidade. “A gente precisa encontrar tempo para cuidar da nossa saúde. Há mais de um ano e meio que eu não realizava o preventivo”, lembrou a servidora pública.
Ao longo do mês, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) também realizou atividades em outras unidades de saúde. A pasta captou mulheres para os exames, promoveu atividades educacionais e de incentivo aos hábitos saudáveis, além de corujões na USF Castanheira, na zona Sul, e na USF Maurício Bustani, na região central da cidade.
Resultado da seleção para pós-graduação em Vigilância em Saúde é divulgado
A especialização é destinada a servidores municipais e terá carga de 360 horas/aula
Em Rondônia, Funai apoia escoamento da produção de castanha da etnia Tupari
A iniciativa deverá beneficiar uma população indígena de aproximadamente 1,1 mil moradores da Terra Indígena Rio Branco, que têm na produção de castanha a sua principal fonte de geração de renda
Chega de abuso! Reestatizar já a Petrobrás!
"Para quem acha que a solução é privatizar a empresa, um aviso: ela já foi privatizada na gestão Bolsonaro. E o resultado é desastroso e conhecido", diz o ex-ministro do Trabalho Miguel Rossetto
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook