CPI para quê?

Por acaso alguém se recorda de alguma CPI, criada pela ALE/RO, que tenha coloca as coisas nos eixos e trazido benefícios à população?

Valdemir Caldas
Publicada em 30 de outubro de 2019 às 10:57
CPI para quê?

A expressão CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito -, pelos efeitos benéficos que já trouxe ao país, ganhou uma conotação que ultrapassa até mesmo os limites técnicos de seu conceito. Há, porém, CPI e CPI. Foi por meio de uma CPI que se tirou um presidente corrupto da presidência da República e se desbaratou uma gang que usava o orçamento da União como gazua para a prática de imoralidades.

Por outro lado, tivemos CPI’s que não produziram nenhum resultado concreto. Muitas delas foram criadas com o objetivo de tumultuar ações de cunho social, visando, sobretudo, atender interesses eleitoreiros e fisiológicos de seus mentores, e não como sinônimo da busca da verdade. 

É comum, nos momentos de crises e às portas de pleitos eleitorais, políticos proporem a criação de CPI’s como tática para se mostrar preocupados com tudo, colocando asas morais e cívicas para voos altaneiros em céus mais escampados, buscando, assim, manter as coisas no estado em que se acham. No fundo, poucos são os que estão preocupados com as dificuldades pelas quais passa a sociedade.

Não se trata, contudo, de ser contra a criação de CPI’s, desde que, evidentemente, elas cumpram a função para a qual foram instituídas. Infelizmente, o que se tem visto, hoje, é o egoísmo falando mais alto que o espirito público. Em lugar de convicções poderosas, o que se observa é mais ambição do que convicção. 

Agora, mesmo, a Assembleia Legislativa de Rondônia criou uma CPI para investigar a Energisa. Como cidadão e consumidor, até que me tenho esforçado para acreditar que ela gerará resultados práticos e duradouros, que contribuam de alguma maneira para coibir as investidas abusivas contra o povo rondoniense, mas os fatos não deixam. Por acaso alguém se recorda de alguma CPI, criada pela ALE/RO, que tenha coloca as coisas nos eixos e trazido benefícios à população?  Então, CPI para quê?

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

  • 1
    image
    RUSSO DE OLIVEIRA 01/11/2019

    MEU NETO UM DIA ME PERGUNTOU O QUE QUER DIZER A SIGLA C P I, E EU COMO NÃO SEI BEM O SIGNIFICADO DE TAL SIGLA, LHE RESPONDI QUE C P I QUER DIZER "CIRCO E PÃO AOS IGNORANTES (INCAUTOS)".

  • 2
    image
    Chico Bento 01/11/2019

    Ótima matéria. Muito barulho em período pré eleitoral. Se estivesse havendo estes supostos abusos todos pela companhia de energia, acham que o Ministério Público já não teria tomado providência? Esta CPI é para inglês ver, neste caso o inglês é o eleitor de Rondônia.

  • 3
    image
    jurandir bessa 31/10/2019

    O problema todo é que essa CPI foi criada de forma precipitada sem primeiro planejar as ações que seriam tomadas. Não ouviram a empresa, não pegaram a coisa desde o início, o leilão de privatização feito pelos bandidos do MDB que comandam a ANEEL e o MME. Quem comanda a ANEEL é uma corja que foi colocada por Valdir Raupp e outros caciques do MDB. A população ainda vai sofrer muito e não vai poder fazer nada. Os trabalhores da antiga ceron foram demitidos em massa, as tarifas de energia estão cada vez mais altas, a qualidade dos serviços estão péssimas. Cadê os benefícios da privatização? Só quem pode saber se houve será a Polícia Federal, se quebrar o sigilo bancário dos senadores e da bancada federal.Eles sim podem ter sido beneficiados pela privatização, somente eles.

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook