Criação de selos para classificar e incentivar êxito de campanhas de vacinação é elogiada em Brasília
Em Rondônia foram criados selos ouro, prata e bronze, além de premiação para municípios que alcançarem metas das campanhas de vacinação
Epidemiologista, Arlete Baldez durante apresentação do plano de ação para enfrentamento à baixa cobertura vacinal
A criação dos selos ouro, prata e bronze para classificar e premiar municípios que se destacam nas metas propostas pelas campanhas de vacinação, é uma das estratégias criadas pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde – Agevisa, ao enfrentamento às baixas coberturas vacinais e que foi elogiada no Conselho Nacional de Secretários de Saúde – Conass, durante reunião das Câmaras Técnicas de Epidemiologia e de Comunicação em Saúde, e contou com a presença dos coordenadores estaduais de Imunização.
Durante o painel “Mostra da Gestão Estadual do SUS: experiências exitosas para recuperação das coberturas vacinais”, a médica epidemiologista, Arlete Baldez, gerente técnica da Vigilância em Epidemiologia de Rondônia, fez a apresentação do plano de ação que prevê entre várias estratégias, a criação dos selos de boas práticas de vacinação.
Ao todo, 50 iniciativas de todas as regiões do país foram inscritas. O objetivo é reconstruir o Programa Nacional de Imunização – PNI, para alcançar as históricas coberturas vacinais, combater a desinformação e promover a saúde pública.
Este ano, 23 municípios rondonienses já foram premiados, sendo 17 com selo ouro e seis com o selo prata. De acordo com a meta alcançada, o município recebe a classificação e consequentemente, uma premiação. Com isso, espera-se atingir níveis elevados e homogêneas campanhas de vacinação, manter as doenças preveníveis por vacinação na condição de controladas e erradicadas. A equipe da Agevisa pretende chegar a 100% dos municípios, com campanhas de vacinação em níveis consideráveis à classificação dos selos.
O governador Marcos Rocha afirmou que, “esperamos chegar ainda este ano, ao nível de excelência nas ações de vacinação”. Já o diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima destacou o apoio de cada gestor municipal como, “fundamental, pois reflete o comprometimento e a importância das ações de vacinação”, enfatizou.
A Agência realizará uma cerimônia de premiação aos municípios, como forma de incentivar um maior engajamento e comprometimento das equipes com o conjunto de ações, segundo o diretor-geral.
A premiação acontecerá da seguinte forma: selo ouro; o município receberá uma câmara fria para armazenamento de vacinas, um kit de informática completo (computador, impressora, nobreak), central de ar, placa dourada comemorativa, além de medalhas de ouro para a equipe. Selo prata; um kit de informática completo, central de ar, placa prateada e medalhas. O selo bronze, central de ar, placa de bronze e medalhas.
O DIA NA HISTÓRIA 22 DE MAIO!
22 - 1982 – Mesmo sem qualquer caso de paralisia infantil há anos, a Secretaria de Saúde iniciou a vacinação, prevendo imunizar 100 mil crianças (Ass Imp Gov)
O DIA NA HISTÓRIA 21 DE MAIO!
21 – 1983 – A bancada do PMDB na Assembleia Constituinte estadual ainda não digeriu a perda da indicação do relator-geral da Carta e pretende ir à Justiça para obter a relatoria
O DIA NA HISTÓRIA 20 DE MAIO!
1975 – O coronel Humberto da Silva Guedes é nomeado governador de Rondônia (23º desde a criação do Território em 1943), implantando vários projetos que ajudaram na criação do Estado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook