Crianças na praia: como manter a segurança e a saúde do seu filho

5 dicas de cuidados básicos para que a diversão aconteça sem perrengues

Da redação/Foto: Ilustrativa
Publicada em 19 de maio de 2022 às 11:18
Crianças na praia: como manter a segurança e a saúde do seu filho

Ir à praia com crianças é uma delícia. É uma oportunidade de criar memórias inesquecíveis para os pequenos. E, para os adultos, também é um momento especial, pela possibilidade de ver os filhos se divertindo em contato com a natureza. No entanto, uma viagem assim sempre pede cuidados extras.

É preciso considerar as crianças em todas as etapas: na hora de planejar o trajeto, na escolha de um hotel com espaço kids, nas atividades que vão constar no roteiro e assim por diante. Especificamente na hora de ir à praia, é importante ter cuidados redobrados a fim de garantir que nada de errado estrague o momento de diversão.

Pais experientes sempre têm dicas valiosas para os de primeira viagem ou para os que não têm o hábito de viajar à praia com os filhos. A atenção com os detalhes está no centro da maioria delas. A seguir, um pequeno guia.

Converse sobre os riscos

Independente da idade da criança, é fundamental conversar com ela sobre os perigos do sol, da areia e do mar, com o intuito de que ela entenda por que deve tomar cuidado. Também  é interessante estabelecer um raio onde ela possa brincar e ficar próximo a um ponto de referência para onde a criança possa voltar, caso se perca. 

Escolha praias com mar calmo

O mar pode ser perigoso até para os adultos, e as crianças pequenas nunca devem entrar nele sem supervisão. Mesmo acompanhadas, é importante que elas possam brincar com tranquilidade na água. Nesse ponto, a escolha da praia é fundamental, mesmo que seu filho saiba nadar (e é bom que saiba).

Praias para surfistas, com ondas fortes, não são adequadas para crianças. O ideal é escolher localidades com águas calmas, de preferência onde o mar é raso e onde sejam formadas piscinas naturais. Prefira praias que têm salva-vidas e fique longe dos locais com indicações de tubarões e de correnteza.

Reforce a proteção solar

Todo mundo deve se proteger do sol quando vai à praia, mas as crianças mais ainda. Elas costumam ter a pele mais sensível e ficam mais na água ou brincando fora do guarda-sol, ou seja, mais expostas. Por isso, sempre que possível, evite os horários de sol mais quente, entre as 10h e as 15h.

Também não esqueça do protetor solar com FPS potente e lembre-se de reaplicar o produto a cada duas horas, especialmente nas crianças menores. Chapéu e blusa com proteção solar também são boas ideias, especialmente se a viagem inclui vários dias de praia.

Identifique a criança e não a deixe sozinha

Crianças nunca devem ficar sozinhas na praia, o que significa que um adulto precisa sempre estar de olho nelas. Ainda assim, não é incomum que elas se percam, especialmente em praias cheias. Por isso, é uma boa ideia identificá-las. Uma pulseirinha com nome e com telefone para contato faz diferença.

Redobre a hidratação e os cuidados com a alimentação

A hidratação das crianças deve ser reforçada quando elas estão brincando no sol. Logo, os adultos devem ter sempre água fresca e lembrar os pequenos de tomá-la várias vezes, já que, na empolgação, elas tendem a esquecer. Sucos naturais e água de coco também são ótimas opções.

Se possível, leve, em uma bolsa térmica, alguns lanches para a criança, como frutas, sanduíches e bolachas. Nem sempre é uma boa ideia comprar para elas os petiscos que passam vendendo na areia, pois eles podem causar intoxicação alimentar. 

Na hora do almoço, o ideal é sair da areia e fazer uma refeição em algum restaurante próximo, de preferência evitando servir só fritura para os pequenos. Quase toda barraca tem um prato com arroz, com feijão e com uma saladinha: prefira-o!

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook