Curso pré-vestibular: Deputado Anderson Pereira sugere preparação gratuita dos alunos rondonienses para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

A indicação do Deputado Anderson Pereira visa diminuir os danos causados na educação pública e a evasão escolar provocada pela pandemia, melhorando a qualidade do ensino rondoniense

Assessoria/Parlamentar
Publicada em 20 de outubro de 2021 às 16:25
Curso pré-vestibular: Deputado Anderson Pereira sugere preparação gratuita dos alunos rondonienses para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

Com o objetivo de oportunizar o ingresso dos estudantes rondonienses em um curso superior, o deputado Anderson Pereira apresentou à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO) uma indicação criar o Curso de Pré-vestibular Gratuito aos alunos da Rede Pública de Ensino e de baixa renda na Escola do Legislativo.

O objetivo da criação do pré-vestibular gratuito é proporcionar aos jovens que não têm condições de arcar com um cursinho particular, a oportunidade de equidade de concorrência com professores qualificados e um ensino de qualidade.

“O Curso Pré-Vestibular Gratuito possibilitará aos estudantes das escolas públicas e pessoas de baixa renda uma preparação de alta qualidade para que eles possam concorrer às vagas nas principais instituições públicas de ensino superior”, justificou o parlamentar.

EVASÃO ESCOLAR

De acordo com a Secretaria Estadual de Educação de Rondônia (Seduc), durante o ensino remoto provocado pela pandemia, dos 190.846 alunos matriculados no Ensino Regular e Ensino de Jovens e Adultos, 21,10% ainda não realizaram atividades educacionais (sem aulas remotas), após a paralisação das aulas presenciais em março. Em Porto Velho, aproximadamente 5 mil alunos não puderam acompanhar o ensino remoto pela falta de acesso à internet, além do isolamento em localidades afastadas.

Em 2020, Rondônia foi o estado que mais registrou abstenção de candidatos no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado em meio à pandemia de coronavírus. Foram 41.798 faltosos, o que representa 64,5% do número total de inscritos.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), maior ainda que a média nacional de abstenção, que ficou em 51,2%.

A indicação do Deputado Anderson Pereira visa diminuir os danos causados na educação pública e a evasão escolar provocada pela pandemia, melhorando a qualidade do ensino rondoniense. Devido a importância do documento, o parlamentar espera o apoio de todos os parlamentares da Casa para a instituição do cursinho gratuito.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook