De bombeiro a conselheiro da Aneel: saiba quem é o homem que protege a Energisa contra o povo de Rondônia em Brasília

Efrain Cruz, protegido do MDB e do ex-senador Valdir Raupp, é um dos principais defensores da Energisa/Rondônia na Agência Nacional de Energia Elétrica. 

Tudorondonia
Publicada em 21 de janeiro de 2020 às 14:23
De bombeiro a conselheiro da Aneel: saiba quem é o homem que protege a Energisa  contra o povo de Rondônia em Brasília

Efrain Cruz, indicado pelo ex-senador Valdir Raupp,  atuava na Eletrobras Rondônia onde exerceu a função de diretor de gestão

O conselheiro da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Efrain Pereira da Cruz, foi denunciado por suposto  crime de falsidade ideológica e pode ser demitido do cargo. A denúncia foi protocolada pelo advogado rondoniense Caetano Neto, a Paulo Henrique dos Santos Lucon, presidente da Comissão de Ética Pública do  Palácio do Planalto. 

Efrain Cruz, protegido do MDB e do ex-senador Valdir Raupp, é um dos principais defensores da Energisa/Rondônia na Agência Nacional de Energia Elétrica. 

Na consulta/denúncia apresentada por Caetano Neto, constam supostas  irregularidades que garantiram a posse de Efrain no cargo de conselheiro da Aneel e que passaram “despercebidas” por aqueles que atuaram, tanto na indicação quanto na sabatina de Efrain na Comissão de Infraestrutura do Senado Federal, como o descumprimentos da Lei da Quarentena (Lei nº 12.813/2013), do Regimento Interno do Senado, Estatuto do Servidor Público Federal e o cometimento de ilícito penal passível de punição disciplinar de demissão sumária e ainda:  responder pelo cometimento de falsidade ideológica, art. 299 do CP na esfera criminal.

“O senhor Efrain nunca poderia ter ascendido a esse cargo porque não preenchia os requisitos necessários para isso. Foi beneficiado por 'conchaves' políticos para conquistar uma vaga no Conselho da Aneel. No expediente que enviei para a Comissão de Ética,   peço a apuração da denúncia, e caso ela seja julgada procedente, peço sua imediata demissão do cargo”, disse Caetano Neto. 

Segundo Caetano, Efrain descumpriu a Lei da Quarentena, já que na época em que assumiu o cargo de conselheiro, ocupava a função de diretor de gestão da Eletrobras em Rondônia, não respeitando o lapso temporal de seis meses exigido pela legislação. “Ele cometeu crime de falsidade ideológica quando assinou declaração falsa do próprio punho ao omitir sua função de diretor da Eletrobras à época em que fora indicado”, denunciou Caetano. 

Ao final, Caetano disse que,  com a demissão de Efrain Cruz concretizada, é possível colocar em debate a nulidade de todos os atos que o conselheiro atuou e votou nas sessões da ANEEL, por vício de origem, dentre eles, pedidos das distribuidoras do setor elétrico, como a empresa Energisa. No final de 2018, foi aprovado reajuste de tarifas de energia no patamar de 25% (vinte e cinco por cento)  para os rondonienses e acreanos,  com o voto favorável de Efrain Cruz.

VEJA A ÍNTEGRA DA DENÚNCIA

Comentários

  • 1
    image
    criador 22/01/2020

    Leila Maria Tira lo de la talvez possa fazer os preços serem revistos uma vez que invalidara os atos dele. Se tirar e nada mudar tudo bem, oque não podemos e aceitar as pessoas infringir as leis que segundo a noticia foi oque ele fez.

  • 2
    image
    Evald 22/01/2020

    Mas continuam a fazer gatos nas cidades de Rondônia. Estive em Buritis e vi gatos lá feitos; sinal que não estão fiscalizando as residências e comércios.

  • 3
    image
    CARLOS PASSARINHO 22/01/2020

    Políticos protegendo empresas que os ajudaram em eleições com generosas doações não faltam em rondônia para se calar diante dos abusos cometidos por essa famigerada concessionária de energia. Enquanto isso os rondonienses seguem sendo roubados. Foi instalado um medidor a poucos dias numa casa na estrada de santo antônio, o medidor acusou 4 kilowats de consumo, mas a conta do mês chegou cobrando 100 kilowats, ou seja, 79 reais, um abuso sem precedentes

  • 4
    image
    leila maria 22/01/2020

    Não entendi, com a saída do Sr. Efrain Cruz o valor da energia vai abaixar, ele é o único conselheiro? Os problemas com os preços exorbitantes da energia em Rondônia sempre existiu, não é de hoje que sofremos com energia ruim e cara, todos sabiam que com a venda da Ceron o sofrimento seria maior, o que faltou foi pulso forte dos governantes na hora de fechar a negociação com a Energisa, culpar o Sr. Efraim é o mesmo que culpar os bancários pelos altos juros dos Bancos, mesma coisa é acreditar em bravatas de deputados raivosos que abraçam esta causa afim de iludir o eleitor!

  • 5
    image
    junior 22/01/2020

    Faltou as informações referente a passagem dele pelo quadro funcional da Prefeitura de Porto Velho

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook