De famosos a pratos típicos: 5 curiosidades sobre Rondônia

Os rondonienses são os mais diversificados do brasil, com migrantes de todas as regiões do país e ainda pessoas de fora do país

Assessoria
Publicada em 21 de fevereiro de 2019 às 14:11
De famosos a pratos típicos: 5 curiosidades sobre Rondônia

Rondônia, a nossa terra aqui no norte tem muita história para contar! Segundo o IBGE, são 1 milhão 787 mil 279 habitantes em uma pesquisa realizada em 2016, colocando-o como o terceiro estado mais habitado da região norte, atrás apenas do Pará e Amazonas.

Além disso, os rondonienses são os mais diversificados do brasil, com migrantes de todas as regiões do país e ainda pessoas de fora do país. Entre os maiores destaques nesse segmento estão os paranaenses, paulistas, mineiros e gaúchos que, em geral, se fixam em Porto Velho, capital do estado.

Publicidade

Também é chamado por muitos como um local de “grande sorte”, já que o estado já deu seis prêmios da Mega Sena e, todos eles, realizados em apenas uma aposta. O valor mais alto saiu no dia 5 de dezembro de 1998, com 33 milhões e 597 mil reais.  Que tal tentar a sorte e apostar na Mega Sena Online?

Pensando nisso, decidimos selecionar cinco curiosidades bem interessantes sobre o estado de Rondônia!

1 - Famosos que nasceram em Rondônia

Diego Borges (Ator): Formado em Artes Cênicas Pela Universidade de Brasília, Diego Borges nasceu em Cerejeiras e já ganhou o prêmio SESC de Teatro Candango como Melhor Ator pela peça teatral Não Alimente os Bichos. Participou de alguns filmes nacionais como Pobre é quem não tem Jipe e A noite por testemunha.

Vanessa Pietro (Atriz): Nasceu no interior do estado, em Ji-Paraná, e acabou se formando em Escola de Arte Dramática pela Universidade de São Paulo e em cinema pela Universidade Federal de São Carlos. Teve atuações na novela Cristal do SBT, depois migrou para a Rede Globo onde fez o Sítio do Pica-Pau Amarelo e a novela Pé na Jaca. É famosa também por suas peças teatrais do Shakeaspeare.

Alex Ferrari (Musicista): Nasceu em Ariquemes e ficou nacionalmente conhecido pela música Bara Bará Bere Berê. Apesar de ser cantor, ele ficou mais famoso por suas composições, incluindo Gatinha Assanhada de Gustavo Lima, e Sinto Falta Dela de Carlos & Jader.

Cabuçu Borges (Artista e Político): Luiz Gionilson Pinheiro Borges, mais conhecido pelo seu nome artístico, começou a carreira como humorista em 1992 junto com o já falecido Pádua Borges, que era seu primo. Nessa época lançaram CDs, fizeram programas de TV e ficaram populares, em especial pela região norte. Eventualmente, em 2014 foi eleito Deputado Federal pelo PMDB no Amapá, conseguindo 18.079 votos.

2 - Etimologia da Palavra

Originalmente o local onde hoje é conhecido como Rondônia era chamado de Território de Guaporé, sendo chamado assim até o dia 17 de fevereiro de 1956. A razão para este nome era o Rio Guaporé, que fica na fronteira do Brasil com a Bolívia, sendo uma palavra tupi em que “Gua” significa campo e “poré” é catarata.

Quando o lugar teve seu status elevado para uma Unidade Federativa em 1982, passou a ser chamado de Rondônia em homenagem ao Marechal Rondon, que foi um militar que explorou a região.

3 - Porto Velho

A capital do estado foi povoada de modo espontâneo a partir de 1907. Isso ocorreu pela construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, feito pela empresa norte-americana Railway Company.

Por essa razão, a população de Porto Velho tem muitos imigrantes, sendo que cerca de 40% dos habitantes da região, nos dias de hoje, não nasceram lá.

 Além disso, a menor temperatura já registrada por lá foi em julho de 1875, em que o inverno chegou a 7,4º C, enquanto a maior foi no verão de 1969 aos 40,9ºC.

4 - Culinária

Como o estado possui muitos imigrantes, a culinária é muito diversa e possui muitas misturas. Como o local possui muitos rios, os peixes e diversos tipos de frutos do mar são muito utilizados e, entre os pratos mais típicos de Rondônia estão:

Tacacá: uma mistura de ingredientes que incluem camarão, goma de mandioca e folhas de jambú.

Caldeirada: Presente não só em Rondônia, mas também em muitos lugares do norte do país, ele é um prato bem temperado cheio de peixes, em especial o tambaqui e o tucunaré.

Torta de Cupuaçu: o cupuaçu é uma fruta muito típica da região e, por ser semelhante ao cacau, a torta de cupuaçu é uma das mais procuradas para fazer bombons e receitas em geral.

5 - Curiosidades gerais

●     Entre os anos 60 e 80, Rondônia era considerado o “eldorado brasileiro”, atraindo milhares de imigrantes e aumentando a população local em nove vezes;

●     Também é o estado que mais produz uvas na região Norte;

●     É o maior exportador de carne bovina do Brasil e um dos maiores do mundo, exportando 12 milhões de cabeças para 35 países;

●     29 de julho é comemorado o dia de São Pedro, que ´o padroeiro dos pescadores;

●     Há um campeonato de automobilismo local chamado Corrida Nacional de Jericos Motorizados, com carros feitos de sucata.

Comentários

  • 1
    image
    fenando 07/06/2023

    MUITO FANTAS TICO MUE ZANORES

    Endereço IP: 172.68.19.149
  • 2
    image
    Costa 23/01/2023

    Eu nasci em rondonia e desde então vivo aqui, e sinceramente eu não concordo com isso que foi postado. Aqui não temos praia, não temos frutos do mar a não ser os importados de outros estados (normalmente congelados). E tacacá até tem nas cidades grandes, como por exemplo a capital, mas, Eu mesmo com 27 anos nunca nem comi tacaca, nunca nem vi tbm. E não é um prato criado e tipico daqui do estado de rondonia.

    Endereço IP: 172.71.6.124
  • 3
    image
    Pedro Paulo Almodovar 25/02/2019

    Talvez fosse interessante rever uma questão: Considerar Rondônia como o maior estado brasileiro exportador de carne bovina, talvez seja um ligeiro exagero. Gostaria que fosse verdade. Mas as estatísticas nos mantém em 4º lugar.

    Endereço IP: 179.155.225.86

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook