Defesa Civil emite comunicado de alerta sobre nível do rio Machado

Segundo dados da Agência ANA, a última leitura indicou 9,58 metros

Gabriela Suematsu/Fotos: Maria Elis
Publicada em 20 de março de 2023 às 20:51
Defesa Civil emite comunicado de alerta sobre nível do rio Machado

A Defesa Civil comunicou, nesta segunda-feira (20), que está atenta à elevação do nível do rio Machado, que de acordo com a última leitura da Agência Nacional das Águas e Saneamento Básico (ANA), está em 9,58 metros de profundidade. A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio das secretarias municipais de Planejamento (Semplan) e Assistência Social e Família (Semasf), está alinhando ações preventivas, caso o nível chegue aos 10,30 metros.

As medidas cautelares foram definidas no fim de janeiro, em reunião com os representantes do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas), da Semasf, e da Defesa Civil, responsáveis pelos atendimentos, para assistir às famílias atingidas e colocá-las em segurança.

Segundo a coordenadora municipal da Defesa Civil, Meire Zanettin, neste período chuvoso, a equipe técnica está atenta ao nível do rio Machado para tomar as medidas necessárias. Ela ressaltou que as famílias ribeirinhas e moradores dos bairros próximos às margens devem entrar em contato pelos números do Disque Enchente, 69 99944-5433, ou pelo Corpo de Bombeiro, 193, para solicitar apoio.

De acordo com os dados da Defesa Civil, são aproximadamente 2 mil imóveis próximos às áreas de alagamento, e, desses imóveis, 600 famílias são atingidas diretamente. Os representantes, em caso de Alerta Laranja, providenciam alimentação, o transporte necessário para levar as pessoas desabrigadas ao abrigo e destina os animais de estimação para a Secretaria Municipal de Proteção e Bem- Estar Animal (SEMPBA).

 

DCIM100MEDIADJI_0787.JPG

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook