Deputada Cláudia de Jesus: sancionada lei que obriga focinheiras e coleiras para cães agressivos
De iniciativa da deputada Cláudia de Jesus, a lei visa prevenir acidentes em espaços públicos

Deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) - (Divulgação)
Com o objetivo de reforçar a segurança pública e regulamentar a criação responsável de cães com histórico de agressividade, o governador em exercício de Rondônia, Sérgio Gonçalves (UB), sancionou no dia 8 de janeiro a Lei 380/2024, de autoria da deputada estadual Cláudia de Jesus (PT). A nova norma estabelece a obrigatoriedade do uso de focinheiras e coleiras para cães agressivos no estado.
Publicidade
"Essa lei é um marco para a proteção da vida e a convivência harmoniosa em nossa sociedade. Com ela, buscamos prevenir tragédias e assegurar que os animais sejam criados de forma responsável, em um ambiente seguro para todos", comentou a deputada Cláudia de Jesus.
O QUE DIZ A LEI
A lei exige que cães com histórico de comportamento agressivo ou pertencentes a raças como Pit bull, Rottweiler, Doberman, Pastor Alemão e Fila-brasileiro usem focinheiras e coleiras apropriadas ao porte do animal em locais públicos. O descumprimento da norma poderá resultar em advertências, multas e até apreensão do animal em casos de reincidência.
Além disso, a legislação define diretrizes para a criação responsável, como registro obrigatório dos animais junto a órgãos competentes, adestramento adequado e acompanhamento veterinário periódico.
A sanção ocorre em um contexto de crescente preocupação com a segurança, motivada por casos trágicos no estado, como o ataque fatal de cães Pit Bull a uma criança em Ji-Paraná e a morte de um casal em Presidente Médici. A lei entrará em vigor em 90 dias, permitindo um período de adaptação para os proprietários.
"Com essa medida, esperamos maior conscientização dos proprietários de cães agressivos e a construção de um ambiente mais seguro para todos em Rondônia", finalizou a deputada.
Porto Velho 110 anos de resistência e a urgência de um novo futuro
Ao longo dos anos, nossa capital tem sido um símbolo de resistência, mas também de descaso
Projeto vidas, alcançados para alcançar recebe apoio do vereador Everaldo Fogaça
Presidente do projeto Vidas, Sebastião Pacífico e vereador Everaldo Fogaça (PSD)
Deputada Dra. Taíssa propõe projeto de lei para garantir maior segurança no transporte público em Rondônia
Proposta visa assegurar desembarque em locais mais seguros no transporte coletivo entre 22h e 5h da manhã
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook