Deputado Anderson questiona prefeituras sobre destinação de EPIs para conselheiros tutelares

Anderson Pereira aponta que é imprescindível que servidores tenham disponíveis para uso de forma consciente e segura

Assessoria
Publicada em 04 de junho de 2020 às 09:46
Deputado Anderson questiona prefeituras sobre destinação de EPIs para conselheiros tutelares

O deputado estadual Anderson Pereira (PROS), encaminhou requerimento solicitando das prefeituras de todos municípios as devidas informações quanto à distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), e demais utensílios de segurança contra o novo Coronavírus aos Conselheiros Tutelares de todos municípios de Rondônia.

Segundo deputado Anderson, mesmo com a pandemia da COVID-19 os conselheiros estão ativos em suas respectivas sedes de seus Conselhos, realizando visitas e atendendo chamados ou denúncias sem os EPIs, que durante a pandemia se tornaram objetos de uso obrigatório, segundo determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS), ficando suscetíveis ao contágio, visto o altíssimo poder de transmissão do vírus.

O deputado destaca que os conselhos não podem Interromper seus trabalho devido sua essencialidade em zelar pelo cumprimento e efetivação de direitos das crianças e adolescentes como previsto no art. 131 da Lei nº. 8.069, de 13 de julho de 1990.

Anderson Pereira aponta que é imprescindível que servidores tenham disponíveis para uso de forma consciente e segura, os EPIs, para que minimizem o risco de contaminação, visando assegurar a própria saúde e por conseguinte interromper possíveis transmissão.

O deputado Anderson ressalta, que o Conselho Tutelar visa a proteção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes, contra qualquer ação ou omissão do Estado ou dos responsáveis legais, que resulte na violação ou ameaça de violação dos direitos estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e que para que esse serviço continue sendo oferecido de forma segura e contribuindo ao enfrentamento da Pandemia da COVID-19, depende da colaboração de todos e o Poder Público como linha de frente, tem que oferecer os meios de segurança e proteção necessárias, para que os servidores possam desempenhar suas funções, sem exposição direta ao risco, sendo fundamental e obrigatório a disponibilidade do EPIs.

Devido a gravidade da doença que em todo mundo resultou em várias perdas e a crescente nos números de contaminação em todo Estado, Anderson Pereira quer urgência na solicitação para poder dar uma resposta positiva tanto para as sociedade como para os servidores atuantes.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook