Desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia participa do 3º Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil
Evento é sediado pelo Tribunal de Justiça de Goiás
O presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, participa esta semana do 3º Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre). A abertura foi realizada na quarta-feira, 24, pelo anfitrião do evento, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, no Plenário do TJGO, e pelo presidente do Tribunal de Justiça do Paraná e presidente do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), José Laurindo de Souza Netto. Durante o evento, também serão apresentadas práticas desenvolvidas pelo TJRO que buscam o aperfeiçoamento da Justiça.
A abertura do 3º Consepre contou com as apresentações da Orquestra de Violeiros do Estado de Goiás, sob a regência de Geraldo Alves Pereira, e do Grupo de Catira de Bela Vista de Goiás, sob a coordenação de João Nogueira.
Até sexta-feira (26), os dirigentes dos tribunais dos 26 estados e do Distrito Federal, além de juízas e juízes auxiliares das presidências, participarão de palestras e painéis com temas que vão ao encontro dos objetivos do Colegiado, como a autonomia administrativa e financeira dos tribunais e o poder de controle do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tema que será abordado na quinta-feira (25), na palestra do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e futuro Corregedor Nacional de Justiça, Luís Felipe Salomão.
A cerimônia de abertura contou com a presença do governador de Goiás, Ronaldo Caiado; do ouvidor nacional de Justiça e Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça(CNJ), Luiz Fernando Bandeira de Mello; do conselheiro do CNJ, Marcello Terto; do procurador-geral da Justiça, Aylton Flávio Vechi; do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil de Goiás (OABGO), Rafael Lara; do presidente do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), conselheiro Edson Ferrari; do presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCMGO), Joaquim de Castro; da presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO), juíza Patrícia Carrijo; e do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz. Também prestigiaram a solenidade diversas outras autoridades, desembargadores(as), juízes(as) e servidores(as).
O presidente do TJGO, além de expressar satisfação em receber os colegas presidentes dos tribunais de justiça de todo o país, destacou aos participantes que o Estado de Goiás, além de sua gente hospitaleira e alegre, conta com muitas riquezas culturais e naturais, e possui um sistema de justiça atuante, com Ministério Público forte, uma advocacia combativa e com uma magistratura e corpo funcional que dá exemplo de atuação e produtividade. "Nos próximos dois dias teremos oportunidade de debater temas relevantes que irão surtir efeito para a sociedade, pois o Poder Judiciário indo bem a sociedade recebe os efeitos dessa atuação de forma positiva. Num ano de eleições, o que significa que a democracia prevalece e deve ser sempre cultuada e respeitada, o Poder Judiciário estará presente, por meio da Justiça Estadual, que tem 60 milhões de processos sob a sua condução, e também da Justiça Eleitoral-TRE e TSE", afirmou.
Práticas do TJRO
O evento também terá espaço para exposição de boas práticas desenvolvidas pelos tribunais de todo país. A finalidade é ampliar a troca de ideias e otimizar os trabalhos do Judiciário em todo o País, por meio do uso de experiências já em execução. As práticas foram selecionadas por apresentarem ações que representam um avanço da função principal do Poder Judiciário, o de julgar as demandas dos jurisdicionados. De Rondônia, o juiz Rinaldo Forti, secretário-geral do TJRO, vai apresentar o projeto "Fórum Digital", e o juiz Ilisir Bueno Rodrigues, auxiliar da presidência, juntamente com a secretária de tecnologia, Ângela Carmem, e o servidor Felipe Colen vão apresentar um projeto de inteligência artificial em parceria com TJSE e TJSC
O 3º Consepre será encerrado na sexta-feira (26), com a leitura e aprovação da Carta de Goiânia.
CNJ premia desembargador em Concurso Nacional de Decisões Interlocutórias e Acórdãos sobre Meio Ambiente
Miguel Mônico foi um dos certificados nas cinco categorias do prêmio
Magistrados do TJRO participam de II Congresso Rondoniense de Direito Administrativo que começa nesta quinta, 25
O público alvo são profissionais de carreiras jurídicas, gestores públicos e acadêmicos(as) da área
Brasil registra 157 mortes e 21 mil casos de covid-19 em 24 horas
Cerca de 33,3 milhões de pessoas se recuperaram da doença
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook