Detran adota atendimento ao público online durante a pandemia
Para ser atendido, o usuário agenda o horário usando os canais de comunicação disponibilizados pelo Detran Rondônia
O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran/RO) segue atendendo os usuários nesse período de pandemia da Covid-19, mas para garantir a saúde do servidor e das pessoas que precisam de atendimento, o órgão adotou uma série de medidas como serviços pré-agendados e disponibilizou vários canais de comunicação, o que tem agradado as pessoas pela praticidade e agilidade, e sem gerar aglomerações.
A servidora pública Denise Rosotiza foi atendida na sexta-feira (29) na Coordenadoria Metropolitana de Trânsito (Cometran) em Porto Velho. “Faço absolutamente todos os meus pagamentos on-line e foi o que fiz para pagar o licenciamento do meu veículo, entrei no site do Detran, imprimi as taxas, paguei e depois agendei um horário para buscar o documento. Tudo muito rápido, prático e seguro, pois não tem filas, fui atendida em menos de dois minutos”, ressaltou.
Denize disse que todo o cuidado nesse período de pandemia é fundamental para evitar o contágio ao novo coronavírus e destacou a importância do uso da tecnologia, e o Detran Rondônia tem conseguido oferecer esse trabalho ao usuário.
“Neste caso específico do meu atendimento dou nota 10 e sugiro que esse método de trabalho seja sempre assim, pois facilita muito a vida de quem precisa de algum serviço no Detran”, afirmou a servidora pública.
Alessandro Ferreira, que trabalha na construção civil, também foi atendido na Cometran na sexta-feira (29), pagou as taxas do licenciamento de sua motocicleta, depois ligou para o número da Cometran e fez o agendamento. “O atendimento está muito bom, tudo muito rápido, gostei”, destacou.
Neil Gonzaga, explica que serviços de habilitação e veículos podem ser feitos on-line, inclusive agendamentos
Para garantir o atendimento ao usuário e o protocolo de prevenção de segurança da Covi-19 determinado pelos órgãos reguladores, a direção do Detran Rondônia adotou várias medidas simples, mas eficazes.
O diretor geral do Detran Rondônia, coronel Neil Aldrin Faria Gonzaga, explica que na pagina da autarquia o usuário tem acesso a uma série de serviços, como lista de e-mail e telefones de todas as unidades do Detran no Estado, agendamento on-line, ícones para impressão de licenciamento, CRLV Digital, onde o usuário faz o cadastro e pode imprimir o documento de seu veículo em casa, em folha de papel sulfite A4. “Agora não é mais obrigatório à impressão do documento do veículo em papel moeda”, explica Neil Gonzaga.
Na pagina do Detran Rondônia também é possível ter acesso a muitos serviços on-line, como emissão de taxas de Habilitação e Veículos. “Quinze minutos após pagamento de taxas já consta no sistema da autarquia, e já pode dar continuidade nos procedimentos, como exames oftalmológicos, rodar documento, entre outros”, afirmou.
Para ser atendido, o usuário agenda o horário usando os canais de comunicação disponibilizados pelo Detran Rondônia, comparece no dia e horário marcado, uma pessoa estará na porta com a lista de agendamento controlando o acesso das pessoas ao interior do órgão para evitar aglomerações. O usuário deve estar usando mascara e fazer uso de álcool para desinfetar as mãos. Também foi colocado entre as baias de atendimento um cordão de isolamento para manter a distância recomendada entre o servidor e o usuário.
PORTAL DE EDUCAÇÃO
Outra inovação do Detran Rondônia foi a criação da plataforma para realização das aulas técnico-teóricas na modalidade de ensino remoto, para que os Centros de Formação de Condutores (CFCs) continuem trabalhando nesse período de pandemia que exige o afastamento social. A plataforma foi disponibilizada no dia 14 de maio e, desde então, os CFCs e instituições de ensino credenciadas pelo órgão voltaram a trabalhar.
O presidente da Associação das Autoescolas do Estado de Rondônia, Leonardo Ribeiro Viera Mendes, disse que a plataforma está sendo utilizada e, conforme surgir necessidade, o sistema vai sendo ajustado. Ele agradeceu o emprenho do Detran Rondônia em buscar de soluções para as demandas.
MMA inicia medidas para ajudar Rondônia a encerrar todos os lixões até 2022
Com um investimento de R$ 12 mi, Rondônia deve ser o 1º estado da Amazônia Legal a zerar lixões em atividade
Ocupação de leitos da Covid-19 atinge índice crítico e população é convocada a seguir recomendações com rigor
Leitos de UTI estão 100% ocupados na AMI, Cemetron e Samar
TCE-RO e MP-RO negam que impediram a contratação de hospital de campanha
Destaca-se ainda que, desde o início de abril, o TCE e o MP vêm chamando a atenção para a futura falta de leitos ao atendimento de pacientes com Covid-19 no Estado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook