Detran realiza Passeio Ciclístico neste domingo em Porto Velho
A primeira atividade começa no dia 1º de setembro com “Passeio Ciclístico”, com largada às 16h na Praça das Três Caixas D’Água em Porto Velho
Detran realiza neste domingo “Passeio Ciclístico” em alusão a Semana Nacional de Trânsito
Mobilizado nas ações educativas, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) promove mais um “Passeio Ciclístico” em alusão as atividades da Semana Nacional de Trânsito que acontece em todo o país no período de 18 a 25 de setembro. O Detran de Rondônia estará intensificando as ações educativas durante todo o mês. A primeira atividade começa no dia 1º de setembro com “Passeio Ciclístico”, com largada às 16h na Praça das Três Caixas D’Água em Porto Velho.
O diretor geral do Detran, coronel Neil Aldrin Faria Gonzaga, disse que o evento é aberto ao público e espera a adesão da sociedade, tendo em vista que o tema trânsito envolve todas as pessoas, “pois seja na condição de motorista, pedestre ou ciclistas, todos fazem parte, por isso a importância de adesão da sociedade para que tenhamos um trânsito mais seguro e humanizado”, afirmou o diretor geral do Detran.
A diretora Técnica de Educação de Trânsito (Dtet), Claudiene Dias, disse que a concentração do “Passeio Ciclístico”, começa às 15h30, na Praça das Três caixas D’Água, que fica na Avenida Carlos Gomes. A saída com destino ao Espaço Alternativo na Avenida Jorge Teixeira será às 16h. O percurso terá 6,6 Km e deve levar em torno de 40 minutos.
No Espeço Alternativo o Detran estará realizando atividades educativas lúdicas para crianças e adultos e contará com sorteios brindes, materiais de proteção e bicicletas para as pessoas que participarem das atividades. “Será um evento voltado para a família, inclusive teremos o espeço kids, exclusivo para crianças, que vão aprender brincando quais são os direitos e deveres do cidadão no trânsito”, afirmou Claudiene Dias.
O Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito, atrás da Índia, China, EUA e Rússia. As principais causas de acidentes são falta de atenção, velocidade incompatível, ingestão de álcool, desobediência à sinalização, ultrapassagens indevidas e sono no volante. Em 2011 a Organização Mundial de Saúde (OMS) deu início a Década de Ação pela Segurança no Trânsito, proclamada pela Assembleia Geral da ONU que segue até 2020.
O Detran de Rondônia tem trabalhado para reduzir os índices de acidentes, feridos e mortos no trânsito, os dados estatísticos comprovam a redução, “mas esse é um trabalho de conscientização e de mudança de comportamento da sociedade”, ressaltou Neil Gonzaga.
Com as campanhas e ações do Detran de Rondônia, junto com a sociedade, estamos diminuindo os índices de acidentes ano a ano, e consequentemente, salvando vidas.
CICLISTA
Em 2013 tivemos 1.253 acidentes de trânsito com vítimas envolvendo ciclistas. Em 2014 quando começou a ser desenvolvido o Maio Amarelo em Rondônia, esse número caiu para 1.034. Já em 2017 foram 670 acidentes envolvendo ciclistas. A redução foi de 47% (comparando 2013 e 2017, antes da implantação do Maio Amarelo).
MOTOCICLISTA
Em 2013 tivemos 11.015 acidentes envolvendo motociclistas no estado. Em 2014 esse número caiu para 10.488. Já em 2017 foram 6.741 acidentes envolvendo motociclistas. A redução foi de 39% (comparando 2013 e 2017, antes da implantação do Maio Amarelo).
MOTORISTA
Em 2013 tivemos 2.473 acidentes envolvendo condutores de automóveis. Em 2014 esse número caiu para 2.244. Já em 2017 foram 1.602 acidentes envolvendo motoristas. A redução foi de 22% (comparando 2013 e 2017, antes da implantação do Maio Amarelo).
PEDESTRE
Em 2013 tivemos 1.193 atropelamentos no estado. Em 2014 esse número caiu para 995. Já em 2017 foram 516 acidentes envolvendo pedestres. A redução foi de 43% (comparando 2013 e 2017, antes da implantação do Maio Amarelo).
Prefeitura intensifica frentes de trabalho em espaços públicos
A determinação do prefeito Hildon Chaves é manter a cidade limpa e revitalizada
Unir campus recebe mais de 2 mil alunos da rede pública
Unir campus recebe mais de 2 mil alunos da rede pública na 1ª Mostra de Cursos em Rondônia
Inhame mostra potencial como alternativa de renda
Dia Especial da Colheita do Inhame reuniu produtores e autoridades na linha 67, em Porto Velho
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook