Detran Rondônia classificou dois projetos de Educação de Trânsito entre os 10 melhores do país

A conquista ocorreu na sexta-feira (29) em São Paulo

Eleni Caetano Fotos: Eleni Caetano
Publicada em 02 de dezembro de 2019 às 11:08
Detran Rondônia classificou dois projetos de Educação de Trânsito entre os 10 melhores do país

Governador Marcos Rocha elogiou o Detran e os professores pela conquista e reafirmou que o caminho para um trânsito humanizado é a educação

O Governo de Rondônia por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) acaba de conseguir um feito muito importante em nível de Brasil: a classificação de dois projetos de Educação de Trânsito no Programa de Educação Viária é Vital, da Fundação Mapfre. A conquista ocorreu na sexta-feira (29) em São Paulo, quando cinco projetos de Rondônia classificados na fase regional concorreram nacionalmente com projetos de outras federações.

Dois projetos desenvolvidos por professores do município de Ariquemes estão entre os 10 melhores do Brasil. O projeto Bipib, da professora Rosineide Barbosa da Silva, da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Chapeuzinho Vermelho, em Ariquemes e o projeto Educação, Trânsito e Cidadania na Educação Infantil, da professora Elenice Piana, que trabalha no Centro Municipal de Educação Infantil Madre Tereza de Calcutá, também no município de Ariquemes.

A diretora adjunta do Detran, Benedita Oliveira, juntamente com os professores, tiveram a oportunidade de dar a notícia em primeira mão ao governador Marcos Rocha, que estava retornando de uma agenda de trabalho no estado do Maranhão e se encontraram no aeroporto de Brasília. No local, eles tiveram a oportunidade de explicar ao governador detalhes sobre o projeto e a importância da conquista para Rondônia, que está com dois projetos de Educação de Trânsito entre os 10 melhores do país.

Detran Rondônia classificou cinco projetos na fase regional e dois em nível nacional

O governador Marcos Rocha, que também é professor e sempre acreditou no poder da educação como ferramenta de transformação social, elogiou a conquista dos professores, que colocaram Rondônia em posição de destaque, com a qualificação de cinco projetos classificados na fase regional e dois entre os melhores do Brasil. O governador elogiou o desempenho do Detran, que buscou parceria da Fundação Mapfre e só este ano já qualificou mais de 200 professores no Estado de Rondônia. “Os frutos desse trabalho já começaram a surgir. O resultado esta aí para todo mundo ver, cinco projetos classificados na fase regional e dois em nível nacional, o caminho é este mesmo: investir na educação dos futuros condutores desse país, só assim teremos um trânsito mais humanizado e seguro para todos”, disse o governador Marcos Rocha.

A diretora adjunta, Benedita Oliveira que estava acompanhando os professores disse ao governador Marcos Rocha que Rondônia teve um ganho imensurável ao firmar parceria com a Fundação Mapfre. “Os programas da Fundação Mapfre no Brasil alcançam milhares de pessoas com ações em diversas áreas e segurança viária é uma delas. Foi nesta categoria que o Detran Rondônia conseguiu trazer esse benefício para o Estado e já no primeiro ano conseguimos esse feito maravilhoso”, disse Bendita Oliveira.

A diretora também fez um agradecimento especial ao diretor geral do Detran, coronel Neil Aldrin Faria Gonzaga, que nunca mediu esforços para que os projetos do Detran e em especial os ligados a Educação de Trânsito tivessem todo o apoio necessário para que fossem realizados da melhor maneira possível. Benedita Oliveira também agradeceu ao governador Marcos Rocha por acreditar na Educação. “Também não poderia ser diferente, o nosso governador é um professor, é um homem que acredita na educação como ferramenta de transformação social”, destacou e também ressaltou a parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), na pessoa do secretário Suamy Lacerda que apoiou o projeto desde o início.

Coronel Neil Gonzaga destacou a importância dos projetos de Educação de Trânsito e elogiou o desempenho dos professores

PROJETOS CLASSIFICADOS

O diretor geral do Detran, coronel Neil Gonzaga agradeceu o empenho de todos os professores para se qualificarem no Programa de Educação Viária é Vital, da Fundação Mapfre. “São mais de 200 educadores que concluíram o curso e estarão trabalhando como multiplicadores desse conhecimento em suas localidades, com certeza farão a diferença na vida de seus alunos e comunidade, como um todo”, enalteceu o diretor.

Aos professores que tiveram seus projetos classificados tanto na fase regional quanto na nacional, coronel Neil Gonzaga, disse que eles mostraram para o Brasil que Rondônia tem profissionais de educação tão bons quanto de outras regiões mais desenvolvidas do Brasil. “O trabalho, a dedicação de cada um fará parte da história desse Estado, seja na classificação do projeto, bem como no desenvolvimento desse trabalho junto a sua escola e comunidade, trabalho que irá refletir no trânsito daqui a alguns anos”, disse o coronel Gonzaga.

A professora Rosineide Barbosa da Silva, que trabalha na Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Chapeuzinho Vermelho no município de Ariquemes e que desenvolveu o projeto – Bipib, explicou que o trabalho foi desenvolvido através de uma problemática que surgiu na escola e quando eu foi convidada pelo Detran Rondônia para fazer o curso da Fundação Mapfre, disse que aceitou e desenvolveu o projeto na escola pensando ser uma oportunidade única. “Ter ficado entre os cinco melhores na fase regional e entre os 10 melhores em nível nacional para mim isso não tem valor que pague. Foi muito bom ter participado”, comemorou a professora.

Ela também elogiou a iniciativa do Detran. “É louvável, eu acredito nos diretores do Detran, na pessoa do diretor geral coronel Neil Gonzaga e na pessoa da diretora adjunta, Benedita Oliveira, que trouxeram o curso pra nós em Rondônia. Essa iniciativa será refletida daqui a 15, 20 anos, pois os alunos que estão trabalhando o projeto hoje em sala de aula serão os futuros condutores desse país e com certeza teremos cidadãos conscientes no trânsito e com certeza vão saber dar valor a vida”, afirmou a educadora Rosineide Barbosa.

A outra professora que também teve o projeto classificado em nível de Brasil é Elenice Piana, que trabalha no Centro Municipal de Educação Infantil Madre Tereza de Calcutá de Ariquemes, que desenvolveu junto com os alunos o projeto Educação, Trânsito e Cidadania na Educação Infantil. Elenice explica que o projeto partiu da curiosidade dos alunos da escola. “Nós levamos aos alunos a problemática, conversando com eles sobre o que é o trânsito e surgiram vários caminhos. Fiquei muito feliz com o resultado, pois deu dobradinha em Ariquemes, isso faz com que valorizamos mais o nosso município”, enfatizou a professora Elenice Piana.

Fundação Mapfre

A Fundação Mapfre tem como objetivo promover ações relacionadas à segurança da população, com especial atenção à Segurança Viária. O Programa trabalha integrado às propostas curriculares das Escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, com atividades que se conectem a disciplinas e aulas de cada segmento.

A ideia é que alunos e professores envolvam-se em uma ampla pesquisa sobre as condições da circulação e convivência nos espaços públicos utilizados pelos alunos – desde os ambientes compartilhados na própria escola até na cidade como um todo.

Projetos Classificados em nível nacional

Professora: Rosineide Barbosa da Silva

Instituição: Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Chapeuzinho Vermelho.

Projeto: Bipib. Município:

Ariquemes, RO

Professora: Elenice Piana

Instituição: Centro Municipal de Educação Infantil Madre Tereza de Calcutá. Projeto:

Educação, Trânsito e Cidadania na Educação Infantil.

Município: Ariquemes, RO

Projetos Classificados em regional

Professora: Eliana Ferreira de Sousa

Instituição: Escola de Ensino Fundamental e Médio Costa Júnior. Projeto: Educação, Trânsito e Cidadania. Município:

Governador Jorge Teixeira, RO

Professor: Jociel Antônio Gonçalves

Instituição: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, Artur da Costa Silva.

Projeto: Você faz parte do Trânsito.

Município: Alto Alegre dos Parecis, RO

Professora: Remilda Gonçalves Campista

Instituição: Educação Infantil Moranguinho Feliz.

Projeto: Trânsito e Cidadania tudo a ver.

Município: Cerejeiras, RO

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook