Dia dedicado aos sons beradeiros na programação cultural
Atividades de turismo pedagógico iniciam nesta segunda-feira (22)
Silvio Santos e o "Sons de Beira", de Bira Lourenço e Catatau Batera, foram as atrações musicais
A cultura é essencial para o turismo de Porto Velho e o Estação Turismo - Identidade Beradeira entregou mais um dia rico em música e valorização da arte beradeira. O 4º dia de evento levou ao público cantos e sons originais da “beira do Madeira”, com show ao vivo de Silvio Santos, que embalou o público com músicas regionais que enaltecem Porto Velho.
O espetáculo percussivo reconhecido nacionalmente “Sons de Beira”, por Bira Lourenço e Catatau Batera, apresentou aos visitantes do Estação Turismo elementos do cotidiano ribeirinho, como cerâmicas, bancos, varas de pescar, panelas, que se transformam em instrumentos musicais.
A noite de domingo contou, ainda, com a poesia beradeira de Márcio Poeta, artista conhecido por valorizar as riquezas naturais de Rondônia em seus poemas e versos. Todas as intervenções artísticas aconteceram na Sala Biguás, com o objetivo de ambientar o público à identidade beradeira, por meio de elementos visuais e sonoros como ferramentas de resgate ao sentimento de pertencimento, fortalecendo a cultura local.
Com a faixa de miss, Mia Mamed assistiu às apresentações culturais de identidade beradeira
MISS BRASIL
O Estação Turismo recebeu a visita de Mia Mamede, atual Miss Brasil, e de Vitória Belussi, recém-coroada Miss Rondônia 2023. A Secretária Glayce Bezerra acompanhou a visita das misses, que assistiram às apresentações culturais e conheceram a identidade beradeira.
Para Mia Mamede, que é comunicadora e socioeconomista de formação, “a indústria sem chaminés” - o turismo, gera desenvolvimento econômico e é sua principal bandeira enquanto representante brasileira no Miss Universo. “Há 15 anos uma Miss Brasil não visitava Rondônia e eu quis vir justamente porque quero defender o turismo brasileiro e as belezas da Amazônia. Estou encantada com o pôr-do-sol, a gastronomia, com as pessoas tão acolhedoras e pretendo voltar logo”.
Márcio Poeta levou seus versos e poemas
PROGRAMAÇÃO DESTA SEGUNDA-FEIRA (22)
Sala Jacaré Açú
10h: Lançamento do vídeo “Porto Velho para crianças” Público-alvo: crianças da rede municipal de ensino. Escola: NEB II.
14h30 às 15h30: Case de sucesso “Recanto Veredas” - com Caroline Iolanda
15h45 às 16h45: Resgate à cultura e história. Palestrante: Rogério Silva. Público-alvo: Alunos IDEP
19h: Painel: Turismo de Base Comunitária, na Unidade de Conservação Lago do Cuniã – ICMBIO e Semdestur
20h: Vivência da comunidade ribeirinha - Prof: Juiz Franklin Vieira dos Santos. Público-alvo: Alunos UNIR.
Sala Biguás
10h30: Leitura de trecho do livro “Meu Porto, Minha Velha” - Por Gláucia Negreiros (Secretária Municipal de Educação) PÚBLICO: crianças da rede municipal de ensino. Escola: NEB II.
Produção de soja, milho e arroz em crescimento tornam Porto Velho nova fronteira agrícola
Em dez anos, safra da soja cresceu 7.000%; milho teve 2.700% de crescimento e arroz 1.000%
Equipe da Prefeitura vai até distritos para dar suporte no recadastramento de servidores
O processo de atualização cadastral é obrigatório para todos os servidores municipais da capital e encerra no dia 31 de maio
Semusa capacita servidores para auxiliar colegas no recadastramento on-line
Os multiplicadores são profissionais que atuam nos núcleos de educação permanentes nas unidades da rede municipal
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook