Dia do Patrimônio Histórico e Cultural - Vinicius Miguel se pronuncia sobre políticas para o tema
Quando se fala em Patrimônio histórico – e cultural – devemos pensar em como inseri-lo na Educação que nossos jovens recebem
Hoje é comemorado o Dia do Patrimônio Histórico. Nem é necessário dizer como o Patrimônio de nosso estado é rico e diverso: desde o Forte Príncipe da Beira, passando pela rica memória de nossa Madeira-Mamoré, até monumentos já incorporados à nossa identidade, como as 3 Caixas D’Água, símbolo de nossa capital. Temos nós, rondonienses, um rico patrimônio também imaterial: nossa história passa por nossas festas, festivais, culinária. Nossa memória é diversa e preciosa: é herança de migrantes, barbadianos, indígenas e de gente que resolveu ter suas raízes em nosso estado, contribuindo com seu crescimento e desenvolvimento.
Um representante de Rondônia na Câmara não deve apenas lutar pela preservação desse rico patrimônio. Isso deve ser feito não apenas por políticos mas por cada cidadã e cidadão, em seu dia a dia. Afinal, nossa história é o legado das pessoas que passaram por aqui antes de nós, e é nosso legado para as gerações que se seguirão à nossa. Aos políticos cabe lutar por recursos para essa preservação, mas também por políticas públicas pensadas a partir desse rico patrimônio.
Quando se fala em Patrimônio histórico – e cultural – devemos pensar em como inseri-lo na Educação que nossos jovens recebem. De que forma esse legado pode ser passado a estudantes de nossas escolas de modo não apenas a preserva-los mas, também, de modo a criarmos pessoas mais responsáveis e comprometidas? Olhando para trás, de onde viemos, sabemos onde queremos chegar, nos inspiramos a agir e aprendemos com erros e acertos cometidos. Mas não só isso.
Patrimônio também é algo que faz girar a roda da economia, a partir de ações como turismo, por exemplo. Sim, há todo um ciclo de desenvolvimento possível a partir de nossa história, que envolve hotelaria, transporte, guias profissionais, restaurantes com nossa rica culinária. Indiretamente, isso demanda estrutura e qualificação. Rondônia encontra-se em uma posição estratégica no Brasil e na América do Sul, rica de atrações para turistas e empresários investirem no turismo, gerando empregos, qualificação profissional, desenvolvendo nossa educação e visibilizando, ainda mais, nossa rica cultura.
Como nosso representante na Câmara dos Deputados, meu compromisso é não apenas com a história de nosso estado, mas com também com seu futuro.
Vinicius Miguel está candidato ao cargo de Deputado Federal.
É doutor em Ciência Política, professor da Universidade Federal de Rondônia.
PSC de Rondônia tem Demonstrativo de Regularidade dos Atos Partidários aprovado por unanimidade no TRE
Partido sai na frente novamente, sendo o primeiro do Estado a conseguir a aprovação
Campanha de Bolsonaro investe na “jihad bolsonarista”
'No contexto da guerra total contra Lula, o bolsonarismo investe na intolerância e no ódio religioso', escreve o colunista Jeferson Miola
Moraes promete punir 7/9 golpista
"Bolsonaro poderá ser a primeira vítima da Justiça 'célere, firme e implacável' apregoada por Moraes", diz Alex Solnik
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook