Dia Internacional da Mulher tem programação especial no TJRO
A programação será transmitida ao vivo por meio do canal TJRO Notícias do YouTube, que poderá ser acessado na página inicial do Poder Judiciário de Rondônia, no TJRO Play.
A programação do Mês da Mulher no Tribunal de Justiça de Rondônia terá continuidade nesta sexta-feira, 8, no auditório do edifício-sede, a partir das 8h. Iniciada no dia 1º, com a Caminhada do Judiciário, a comemoração do Dia Internacional da Mulher contará com palestras promovidas pelo Departamento de Saúde e Bem-Estar da instituição. Servidoras lotadas nos fóruns e outras unidades jurisdicionais da comarca de Porto Velho também participarão do evento.
A abertura de boas-vindas da comemoração do Dia Internacional da Mulher será às 8 horas, pela juíza auxiliar da presidência, Euma Tourinho. Em seguida, às 8h20, “Alimentação desintoxicante para a mulher moderna” é o tema da palestra que será proferida pela nutricionista do TJRO, Leonice Antunes de Andrade.
Às 9h10, a dermaticista do Ibeco/SP, Acácia Dantas, especializada em alimentação vegana pelo Instituto Viva Jacareí, de São Paulo e pós-graduada em Planejamento Educacional (Universo/RJ), apresentará a palestra “Aprenda a preparar sucos funcionais e leites vegetais”.
O presidente do TJRO, Walter Waltenberg, disse que o evento “serve para dar ênfase à importância da presença das mulheres, cada vez mais empoderadas, no meio social. Hoje, elas ocupam funções de grande importância, e isso nos deixa muito honrados, pois sabemos da luta das mulheres para alcançar um patamar equiparado. No Judiciário rondoniense, nós trabalhamos ombro a ombro, sem diferenças salariais, sem discriminação de nível intelectual, e, por esta razão, bem como pelo exemplo de cidadania que devemos ser, trabalhamos muito satisfeitos”.
Ao falar sobre o convite para participação no evento em homenagem às mulheres do Judiciário, a juíza Euma Tourinho disse sentir-se “muito à vontade ao me dirigir às servidoras e magistradas do Tribunal de Justiça de Rondônia e atribuo essa liberdade ao empenho de uma administração que não poupa esforços para garantir que a atuação bem equilibrada das mulheres em cargos e funções de relevância para a instituição, deixa claro o senso de Justiça, outrora tão reivindicado, no que se refere à igualdade de oportunidade entre os sexos. Vivemos momentos de reconhecimento do nosso valor, para que a participação feminina, na evolução dos diversos segmentos sociais, seja efetiva”.
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Poder Judiciário, Gislaine Caldeira, primeira mulher a exercer a função na entidade, disse que “quando chegamos a um posto de liderança, seja em que organização for, as mulheres são olhadas de modo diferenciado. Nós chegaremos aos 30 anos do Sinjur e eu sou apenas a primeira mulher a chegar a presidi-lo. Não quero ser nem mais nem menos que aqueles que passaram, pois o desafio de representar toda a categoria é uma motivação constante que nos empodera a todas, nos faz encontrar o melhor caminho para o trabalho em prol da nossa categoria. Eu, particularmente, vejo o protagonismo feminino como crescimento, amadurecimento institucional e oportunidade para a sociedade se desenvolver”.
A programação será transmitida ao vivo por meio do canal TJRO Notícias do YouTube, que poderá ser acessado na página inicial do Poder Judiciário de Rondônia, no TJRO Play.
Cresce número de processos de feminicídio e de violência doméstica em 2018
Os tribunais de Justiça também perceberam crescimento no número de processos pendentes relativos à violência contra a mulher.
Magistrados realizam Seminário para homenagear mulher na Justiça
Seminário "Mulheres na atualidade: conquistas e desafios" terá ilustre presença da atriz Aline Jones que despontou na série ‘O Negócio’ da HBO.
1ª Câmara Especial do TJRO mantém condenação de Walter Araújo por improbidade
Pelo ato improbo, Walter Araújo terá de ressarcir 25 mil, 284 reais e 38 centavos; pagar uma multa equivalente a três vezes a remuneração dele na época dos fatos; ficar três anos proibido de receber benefícios e incentivos fiscais ou creditícios, assim como pagar 2 mil e 600 reais de honorários ao Estado de Rondônia.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook