Dia Mundial do Meio ambiente - Novos parceiros aderem à Ecoliga
Representantes do Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Tribunal de Contas e Defensoria Pública da União assinaram um acordo de cooperação técnica que estabelece entre outros aspectos e intercâmbio de conhecimentos, informações e pesquisas.
Em mais uma ação para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Tribunal de Justiça de Rondônia sediou. neste dia 5 de junho, a cerimônia de adesão de mais quatro instituições parceiras do Poder Judiciário na Ecoliga, que consiste na cooperação de instituições públicas para desenvolver, em conjunto, ações socioambientais.
Representantes do Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Tribunal de Contas e Defensoria Pública da União assinaram um acordo de cooperação técnica que estabelece entre outros aspectos e intercâmbio de conhecimentos, informações e pesquisas, a fim de complementar as ações desenvolvidas e, sobretudo, a troca de experiências.
A ideia é promover a mútua cooperação por meio de suas unidades, comissões ou núcleos socioambientais visando compartilhamento, implementação e integração de programas e ações interinstitucionais de responsabilidade socioambiental. Tudo pelo fortalecimento da cultura sustentável.
"Os novos parceiros são muito bem-vindos, porque, certamente, dividirão suas experiências e, assim, vamos aperfeiçoando as ações na busca por economicidade. Temos de ter sempre em mente que os recursos naturais são limitados e, por isso, devemos sempre tentar diminuir o uso, a exemplo dos cartuchos de toner, material altamente tóxico, que não temos o destino adequado. Podemos, juntos, encontrar soluções, assim como é feito com as pilhas recolhidas e enviadas para os fabricantes", sugeriu o presidente do TJRO, desembargador Walter Waltenberg.
Já faziam parte da Ecoliga, além do Tribunal de Justiça, o Tribunal Regional do Trabalho, a Justiça Federal e o Tribunal Regional Eleitoral. O acordo torna possível a execução de ações concretas como: a racionalização e redução de custos e consumo consciente de materiais e serviços; logística integrada de veículos; capacitação e produção científica; gestão e destinação adequada de resíduos; compras sustentáveis e compartilhadas; ações voltadas para a conscientização da sociedade, além de outras medidas que tenham como foco o desenvolvimento sustentável.
Representantes da Unir - Universidade Federal de Rondônia - também participaram da solenidade, como observadores e futuros integrantes da Ecoliga.
Com a Ecoliga, os órgãos do Judiciário rondoniense se comprometem a gerir de forma cada vez mais eficiente, econômica e sustentável os recursos disponíveis, a reduzir o consumo de materiais de expediente, a contribuir com a reciclagem de matéria-prima e a diminuir progressivamente os impactos sobre o meio ambiente.
No ato a Justiça do Trabalho foi representada pelo desembargador Francisco José Pinheiro Cruz, que ressaltou como fundamental o envolvimento de todos na preservação do meio ambiente, para isso o TRT da 14ª Região já implementou o PLSJud – Plano de Logística Sustentável, para que o Tribunal do Trabalho em Rondônia e Acre possa acompanhar e gerir a cada dia melhor os seus recursos e bens de consumo.
Na semana passada o TJRO promoveu uma ação de mobilização de servidores e magistrados para contribuir com a consciência sustentável. Distribuiu na capital 1.300 mudas de espécies frutíferas e ornamentais como forma de sensibilizar para a importância do uso racional dos recursos renováveis, medida que teve ótima repercussão nas três unidades do Judiciário onde as plantas foram distribuídas.
O Judiciário rondoniense tem um Plano de Sustentabilidade que prioriza melhorias ao meio ambiente e a conscientização das pessoas sobre a necessidade de preservar e economizar recursos. O consumo consciente de energia elétrica, papéis, impressões, copos descartáveis e água é priorizado pelo plano.
Clique aqui para ver Termo de Cooperação Ecoliga
Clique Aqui para ver o Álbum Flickr
Banda do Vai Quem Quer abre a sede nesta sexta
Apenas três mil camisas do bloco estarão a venda este ano.
Consumo de energia fecha 2018 com aumento de 1,1%
A Região Norte fechou o ano com queda acumulada de energia demandada à rede da ordem de 5,8%.
“Não é possível não sentir essa dor”, diz Raquel Dodge
Procuradora recomenda soluções extrajudiciais para Brumadinho.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook