Direção do Sintero participa de entrevista na 'Rádio Falante' da Escola Orlando Freire
A presidente parabenizou os alunos e a direção da escola pelo projeto, que já é considerado como referência para os outros estabelecimentos de ensino da Rede Pública do Estado
A Direção do Sintero esteve presente na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Orlando Freire, na terça-feira (20/08), para participar de uma entrevista na “Rádio Falante”, projeto do técnico educacional e radialista Reinaldo Ramos, abraçado por toda a comunidade escolar.
Na entrevista, a presidente Lionilda Simão relembrou a trajetória de luta do Sintero e suas conquistas ao longo dos 30 anos de existência e também das atuais atividades realizadas ao longo desse ano no processo de reivindicação da valorização profissional dos trabalhadores em educação do Estado de Rondônia.
A presidente parabenizou os alunos e a direção da escola pelo projeto, que já é considerado como referência para os outros estabelecimentos de ensino da Rede Pública do Estado.
De acordo com Reinaldo Ramos, o projeto foi criado em 2010, com objetivo de incentivar à leitura e a deixar os alunos, professores e demais funcionários informados ao longo do dia. A Rádio Falante possui uma hora de programação, tanto de manhã quanto a tarde, e os próprios estudantes são responsáveis pelos trabalhos operacionais e pela locução.
Inicialmente a Rádio funcionava no pátio da escola com auxílio de uma caixa de som e um microfone. Hoje, possui uma sala com uma mesa de áudio que transmite a programação para toda a escola, por meio das caixas de som que ficam espalhadas por todo o prédio.
“Esse projeto da Rádio Falante já conta com nove anos de existência. Divulgamos informações e fazemos entrevista com pessoas ligadas ao meio cultural e educacional e também com nossos alunos. Nosso quadro de destaque é o “Leitura na rádio”, que funciona da seguinte maneira: os alunos vão à biblioteca da escola e fazem o empréstimo de alguma obra literária para ler, após fazerem a leitura eles vêm até o estúdio da rádio e fazem um resumo do livro, assim os outros alunos são instigados a também lerem a obra”, disse Reinaldo Ramos.
Atualmente, a locução fica por conta das alunas Emilly Fonseca Nascimento (15 anos), Lídia Maria Duarte da Silva (12 anos), Ana Lívia Argos Rodrigues (11 anos). Também faz parte da equipe a aluna Ziary Gabriele Gimenez, que é natural da Venezuela. Devido a sua nacionalidade ela fica responsável por selecionar as notícias internacionais que são apresentadas no programa.
A iniciativa tem demonstrado tanto sucesso ao longo dos nove anos, que o Projeto já se destacou em matérias veiculadas em nível nacional como, Jornal Hoje (Rede Globo) e no Portal do MEC (Ministério da Educação). Além de ser citada em uma postagem do perfil do escritor Paulo Coelho, no Twitter, inclusive a Rádio foi presenteada com os livros do escritor, que é membro da Academia Brasileira de Letras.
Na oportunidade, a equipe do Sintero, representada pela presidente Lionilda Simão, a secretária-Geral, Dioneida Castoldi, o secretário de Organização, Jose Augusto Neto e o secretário de Imprensa e Divulgação, Sandro Luiz Ascuy de Oliveria, tiveram uma conversa com os funcionários da escola e levaram informações e tiraram dúvidas a respeito das negociações com o Governo do Estado.
“No ano que vem, a Rádio Falante completará 10 anos de existência. Por isso, estamos organizando todo o nosso material histórico, que inclui fotos e recados de todos os convidados que passaram por aqui, e montaremos um livro para deixar registrado toda a nossa trajetória. Esperamos que as escolas continuem a se inspirar no nosso projeto, que é motivo de muito orgulho para nós”, finalizou.
Expedição da Funai em Rondônia traz novas revelações sobre índios isolados da Terra Indígena Massaco
Nessa expedição foi possível registrar diversos acampamentos provisórios (tapiris) de indígenas isolados, dezenas de objetos da cultura material como redes, flechas, arcos, machados de pedra e artefatos de argila, além de vestígios de resíduos alimentares, coleta e pesca
MPF apura aumento no desmatamento e nas queimadas na Amazônia
Procuradores investigam a queda nas fiscalizações, a ausência de apoio aos órgãos ambientais e o Dia do Fogo, anunciado por fazendeiros na semana passada
Entenda as principais mudanças da MP da Liberdade Econômica
Trabalho aos domingos será discutido em projeto de lei
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook