Documentos necessários para fazer financiamento imobiliário
Aqui te mostraremos os documentos necessários que você, o vendedor e o imóvel precisam ter para realizar o financiamento do imóvel dos seus sonhos. Confira!
Realizar um financiamento imobiliário pode ser o primeiro grande passo para conquistar o sonho da casa própria, se você mora de aluguel. Mas para realizar esse processo é necessário que o cliente tenha em mãos alguns documentos necessário para dar início ao processo.
Aqui te mostraremos os documentos necessários que você, o vendedor e o imóvel precisam ter para realizar o financiamento do imóvel dos seus sonhos. Confira!
Antes de passar a lista básica dos documentos necessários, vamos te relembrar como funciona o financiamento!
Como funciona o financiamento?
O financiamento é uma ótima alternativa para quem deseja sair do aluguel, mas não possui um grande capital para comprar um apartamento ou casa à vista.
Com o financiamento você pode pagar sua dívida a longo prazo, de forma parcelada e com condições de modalidade diferenciadas! Cada modalidade possui uma condição e taxas diferentes de pagamento, então para decidir qual é a melhor, você precisa um um pouco de planejamento e analisar sua situação financeira com calma.
É importante lembrar que dependendo da compra que você deseja fazer - imóvel na planta ou a pronta entrega - algumas instituições devem ser levadas em consideração mais que outras. Os bancos, por exemplo, em sua maioria não financiam imóveis na planta, então se você deseja optar comprar um apê que ainda não está pronto, financiar direto com a construtora pode ser uma boa alternativa.
Documentos do comprador
O banco irá pedir os seguintes documentos para que ele possa realizar uma análise do seu perfil e assim poder verificar se você está habilitado para realizar um financiamento, qual será a taxa de juros cobrada e assim por diante.
- RG e CPF;
- Para solteiros: certidão de nascimento;
- Para casados: certidão de casamento;
- Certidão referente aos tributos federais.
Documentos do vendedor
- RG e CPF;
- Certidão de profissão;
- Para solteiros: Certidão de nascimento;
- Para casados: certidão de casamento;
- Certidão referente aos tributos federais.
Caso seja uma pessoa jurídica é necessário:
- Declaração com firma reconhecida em cartório;
- Cópia da CND;
- Cópia do contrato social registrado em face da Junta Comercial;
- Cópia da CCN.
Documentos do imóvel que irá ser financiado
- Cópia simples do IPTU;
- Certidão negativa do IPTU;
- Cópia da matrícula do imóvel estando no prazo de validade de 30 dias.
Conheça muito bem a instituição escolhida
Agora que você tem uma noção de toda a documentação que é necessária para realizar um financiamento imobiliário, é importante lembrar que cada instituição possui suas regras.
Essa é uma lista básica de documentos que na maioria dos casos é exigida por bancos e outras instituições financeiras, mas é importante se atentar para a lista que esses locais de forneceram.
Para evitar falta de documentos no dia da entrega ou até mesmo evitar que alguma documentação seja entregue errada, é importante conferir a lista fornecida pela instituição com cuidado, até mesmo para evitar que o processo de autorização demore para começar.
Dessa forma você terá um prazo menos demorado e ficará mais próximo do sonho da casa própria, realizando o financiamento imobiliário com segurança e em uma instituição financeira que você confia!
Banda do Vai Quem Quer abre a sede nesta sexta
Apenas três mil camisas do bloco estarão a venda este ano.
Consumo de energia fecha 2018 com aumento de 1,1%
A Região Norte fechou o ano com queda acumulada de energia demandada à rede da ordem de 5,8%.
“Não é possível não sentir essa dor”, diz Raquel Dodge
Procuradora recomenda soluções extrajudiciais para Brumadinho.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook