Dois milhões de contribuintes receberão a restituição do Imposto de Renda – saiba o que fazer com o valor
Por ser um ganho extra, é comum que as pessoas utilizem sem planejamento, muitas vezes focando no consumo. Contudo, para Reinaldo Domingos, doutor em educação financeira à frente do canal Dinheiro à Vista, é importante não desperdiçar essa chance de ajustar a vida financeira.
No próximo dia 15 de agosto a Receita Federal pagará o terceiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2017. Serão mais de 2,012 milhões de contribuintes que receberão esses valores, totalizando cerca de R$ 2,8 bilhões em restituição. Contudo, por ser um valor que muitos consideram extra, a pergunta que fica é qual a melhor forma de utilizar o valor?
Por ser um ganho extra, é comum que as pessoas utilizem sem planejamento, muitas vezes focando no consumo. Contudo, para Reinaldo Domingos, doutor em educação financeira à frente do canal Dinheiro à Vista, é importante não desperdiçar essa chance de ajustar a vida financeira.
“A primeira preocupação das pessoas deve ser com as dívidas em atraso, especialmente no cheque especial e cartão de crédito: estabeleça estratégia para eliminar o problema. Essas devem ser as primeiras dívidas eliminadas, já que as taxas de juros são muito altas”, orienta.
Entretanto, Domingos alerta que é fundamental negociar essas contas antes de pagar, reduzindo ao máximo os juros e as multas. “O contribuinte também deve ter em mente que é hora de combater as causas do endividamento e não o efeito, e isso só se faz com educação financeira”, orienta.
Já para os contribuintes que não têm dívidas, segundo Domingos, o ideal é investir o dinheiro, mas é importante que o investimento esteja atrelado aos objetivos das famílias, caso contrário, o retorno poderá não ser tão interessante, causando até prejuízos.
“Para sonhos de curto prazo, a serem realizados em até um ano, é interessante aplicar em caderneta de poupança. Para os sonhos de médio prazo, entre um e dez anos, Tesouro Direto, CDB, Fundo de Investimentos e Títulos do Tesouro. Já para sonhos de longo prazo, a partir de 10 ano, Previdência Privada, LCI, LCA e Títulos do Tesouro são bastante indicados”, orienta Domingos.
Mais informações
O valor deve ser creditado na conta indicada pelo contribuinte na declaração. Para saber se foi liberado, acesse o site da Receita ou ligue para 146.
Caso esteja liberado e não tenha sido creditado, o contribuinte pode procure qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (número exclusivo para deficientes auditivos).
Os pagamentos, que estão no 3º lote, vão até o 7º lote, a ser liberado em dezembro deste ano. Caso tenha caído na malha fina, a orientação é buscar regularizar a situação, conhecendo as pendências existentes no documento entregue.
Sobre Reinaldo Domingos
Doutor em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin – www.abefin.org.br) e da DSOP Educação Financeira (www.dsop.com.br). Está a frente do canal Dinheiro à Vista, é colunista do InfoMoney e da Rádio Bandeirantes. Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira.
Sobre a DSOP Educação Financeira
A DSOP Educação Financeira (www.dsop.com.br) é uma organização dedicada à disseminação da educação financeira no Brasil e no mundo, por meio da aplicação da Metodologia DSOP, criada pelo educador e terapeuta financeiro, Reinaldo Domingos.
Dia após dia, a DSOP se firma como principal promotora de conhecimento sobre o tema no Brasil, destacando-se pelo amplo alcance de seus programas, que beneficiam estudantes, profissionais e famílias, contemplando todo o ciclo de vida.
Atualmente, dispõe de uma rede formada por mais de 250 educadores financeiros e mais de 60 franquias de negócios em todo o Brasil e uma nos Estados Unidos (Orlando, Flórida), que compartilham da missão de disseminar a educação financeira, romper com o ciclo de pessoas com desequilíbrio financeiro e construir novas gerações e famílias sustentáveis financeiramente.
Consumo de energia fecha 2018 com aumento de 1,1%
A Região Norte fechou o ano com queda acumulada de energia demandada à rede da ordem de 5,8%.
“Não é possível não sentir essa dor”, diz Raquel Dodge
Procuradora recomenda soluções extrajudiciais para Brumadinho.
Acordo de R$ 5 milhões na Justiça do Trabalho garante a entrega de ambulâncias a municípios de Rondônia
Na ocasião, a Secretaria Municipal de Saúde local ressaltou a doação das oito ambulâncias que dobra a frota existente na região da Zona da Mata.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook