Em Ariquemes/RO, PRF identifica mais um transporte irregular de madeira
Cargas eram transportadas com divergência na documentação prevista em lei
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia, na tarde da última quarta-feira (01), realizando atividade de fiscalização ambiental na BR 364, próximo ao Km 519, no município de Ariquemes, identificou dois carregamentos de madeira serrada sendo transportados de modo contrário à legislação vigente.
Na primeira apreensão, a equipe policial constatou divergência na volumetria declarada de uma das espécies. De acordo com a instrução normativa do IBAMA nº 21/2014, a divergência entre a quantidade de madeira transportada e a declarada no Documento de Origem Florestal (DOF) torna o documento inválido, caracterizando crime ambiental (Lei 9.605/98) e crime contra a ordem tributária (Lei 8.137/90). Além disso, outra irregularidade constatada foi em relação a uma espécie de madeira transportada sem o documento que permite o transporte.
Na segunda ocorrência, o carregamento de madeira estava sendo transportado sem os documentos de porte obrigatório. Inclusive, parte da carga é da espécie Bertholettia Excelsa (Castanheira), cuja exploração é proibida pela Lei 5.975/06.
Diante das irregularidades nos transportes dos produtos, 47.395 m3 dos materiais florestais foram retidos para inspeção dos órgãos ambientais e, posteriormente, ficarão à disposição da justiça para futura destinação. Os condutores assinaram o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), comprometendo-se a comparecer no Juizado Especial Criminal (JECRim) da Comarca.
USF Renato Medeiros passa a atender aos sábados
Os serviços serão realizados duas vezes a cada mês, das 7h às 13h
Mais de 7 mil atendimentos de saúde foram realizados durante a folia
O Samu atendeu 125 chamados para socorro às vítimas de traumas
Alunos da rede estadual de ensino de Guajará-Mirim participam de oficina de combate às drogas
Policiais penais do Gape - Sejus, lotados no município de Guajará-Mirim, participaram de oficina na Escola Estadual Cívico Militar Irmã Maria Celeste
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook