Em Cacoal, 26% das propriedades declararam a vacinação contra a Febre Aftosa; Idaron pede para pecuaristas não deixarem para última hora
Cacoal conta com um rebanho aproximado de 445 mil cabeças.
A 43ª Etapa de Vacinação Contra a Febre Aftosa teve início no dia 15 de outubro em Rondônia e até agora, em Cacoal, apenas 26% das propriedades rurais declararam a vacinação. Todas as 3.782 propriedades do município, com criação de gado, tem até o dia 15 de novembro para realizar a vacina e até o dia 22 para declarar a vacinação, ou estarão sujeitos a multa. Na última campanha, Cacoal apresentou um rebanho aproximado de 445 mil cabeças.
Com o tema “Mais de 40 países de portas abertas, porque você fecha a porteira para a Aftosa?”, a Idaron (Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia) quer destacar a importância do gado bovino para a economia rondoniense e conscientizar os criadores sobre a importância de manter o rebanho sadio, com a vacinação em dia.
“Rondônia atingiu altos patamares e hoje exporta carne para 40 países. Muito além de ter um grande rebanho bovino é manter esse rebanho longe de doenças como a Febre Aftosa. Por isso estamos empenhados em mais uma vez garantir o sucesso da campanha de vacinação, contando com o comprometimento dos pecuaristas”, destacou o chefe da Idaron em Cacoal, Nilton Máximo da Costa Júnior.
Por isso, a Idaron faz um pedido a todos os criadores de gado, não só de Cacoal mas de todo o estado de Rondônia: não deixem para declarar a vacinação nos últimos dias da campanha. “É comum os pecuaristas deixarem para declarar na última semana da campanha e aí vira aquele caos. Muita gente procurando pelo serviço ao mesmo tempo. Então para evitar transtorno e garantir maior comodidade aos nossos pecuaristas, pedimos para que não deixem para a última hora. Estamos preparados e trabalhando a todo vapor para atendê-los da melhor forma”, garantiu Nilton.
Com esse objetivo, de melhor atender àqueles que ajudam a alavancar a economia rondoniense, a agencia da Idaron em Cacoal procurou melhorar sua estrutura para atender de forma mais eficiente os criadores de gado. Além de dobrar a quantidade de cadeiras na recepção da agência, foi instalado um sistema de atendimento por senhas, novos computadores foram adquiridos e funcionários foram remanejados para atuar no serviço de atendimento ao público. Além disso, a agência é totalmente climatizada.
Ao longo do ano, duas etapas de vacinação contra a Aftosa são realizadas. No primeiro semestre, animais de todas as idades receberam a vacina, já nesta etapa em andamento, animais de 0 a 24 meses estão sendo vacinados. Contudo, todo o rebanho precisa ser declarado junto à Idaron.
Banda do Vai Quem Quer abre a sede nesta sexta
Apenas três mil camisas do bloco estarão a venda este ano.
Consumo de energia fecha 2018 com aumento de 1,1%
A Região Norte fechou o ano com queda acumulada de energia demandada à rede da ordem de 5,8%.
“Não é possível não sentir essa dor”, diz Raquel Dodge
Procuradora recomenda soluções extrajudiciais para Brumadinho.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook