Empossado como Corregedor-Geral do MPRO, Procurador de Justiça Cláudio Silveira aponta órgão fiscalizador como elemento propulsor das atividades do Ministério Público

Novo titular registra sua segunda passagem pelo órgão

Gerência de Comunicação Integrada (GCI)
Publicada em 13 de maio de 2023 às 11:02
Empossado como Corregedor-Geral do MPRO, Procurador de Justiça Cláudio Silveira aponta órgão fiscalizador como elemento propulsor das atividades do Ministério Público

O Ministério Público de Rondônia empossou nesta sexta-feira (12/5) o Procurador de Justiça Cláudio José de Barros Silveira no cargo de Corregedor-Geral da Instituição, para o biênio 2023-2025. Ao assumir, o novo titular da função apontou o órgão de fiscalização e orientação como elemento motivador e propulsor das atividades do MP em favor da sociedade.

A cerimônia ocorreu durante sessão do Colégio de Procuradores de Justiça, no edifício-sede do MPRO, sob a presidência do Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira. Estiveram presentes chefes e representantes dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, e, ainda, da Defensoria Pública do Estado e Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB-RO), além de membros e servidores.

Em seu discurso, Cláudio Silveira sublinhou o papel do Corregedor-Geral como o de um motivador dos componentes da Instituição, considerando o importante encargo de zelar por uma população que, muitas vezes desprovida dos cuidados mais básicos, espera contar com a energia propulsora do Ministério Público para promover uma atuação constante e firme em favor da sociedade.

Apresentando sua perspectiva sobre a função, o empossado disse considerar superada a figura do corregedor meramente penalizador, afirmando ser urgente construir bases para uma atuação preventiva, para a orientação de membros, sem afastar, caso seja necessário, a ação corretiva, sempre tendo em conta as condições específicas da arquitetura institucional do MP.

“Se a penalização ou a crítica, eventualmente, se mostrarem necessárias, há que se ter em mente a essencialidade de prevenir possíveis erros ou omissões a fim de, cada vez mais, aperfeiçoar a qualidade e a efetividade dos serviços ministeriais, redundando na necessidade de avaliar, permanentemente, como exercemos nossas atribuições e se o fazemos de acordo com o que almeja seu verdadeiro destinatário, a sociedade”, pontuou.

O Procurador de Justiça cumprimentou a composição que o antecedeu na Corregedoria-Geral e saudou os Promotores de Justiça que o acompanharão nos trabalhos do órgão correcional, Rosângela Marsaro Protti, Edna Capeli Oliveira e Evandro Araújo Oliveira. “O Ministério Público de Rondônia já fez muito pela sociedade, mas as demandas não cessam e, além de necessário, é preciso que façamos mais”.

Eleito em março deste ano pelo Colégio de Procuradores de Justiça, o novo Corregedor registra sua segunda passagem pelo órgão, tendo a primeira ocorrido no biênio 2002-2004. O titular sucede no cargo o Procurador de Justiça Cláudio Wolff Harger.

Transição - Ao deixar a função, Cláudio Wolff Harger agradeceu pelo apoio recebido do Ministério Público de Rondônia, seus membros, servidores e colaboradores terceirizados. Destacou também a dedicação, comprometimento, eficiência e companheirismo da equipe que o assessorou na Corregedoria-Geral, fundamentais para o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos quatro anos.

O Procurador de Justiça falou do aprendizado obtido durante a passagem pelo órgão, mencionando que o conhecimento adquirido se deu sob o ponto de vista do exercício correcional, do preparo de sua equipe e também do convívio e troca com a classe. “Minha gratidão a todos que souberam entender o papel da Corregedoria-Geral. Estou feliz em ter como sucessor alguém tão qualificado como o novo titular do cargo, Dr. Cláudio Silveira”, disse.

Procurador-Geral de Justiça – Ivanildo de Oliveira cumprimentou o Procurador que se despedia das funções, mencionando que todas as contribuições da Corregedoria-Geral, no biênio que finda, resultaram em um exitoso trabalho prestado à Instituição. O chefe do MPRO pontuou a sinergia estabelecida entre o órgão correcional e a Procuradoria-Geral de Justiça, destacando que a interação teve como desdobramento decisões equilibradas para o MP rondoniense.

Ao felicitar o Corregedor empossado, o Procurador-Geral falou da experiência do integrante, que, até recentemente, ocupava o cargo de Subprocurador-Geral de Justiça Administrativo. “Espero continuar a ser agraciado com seus ensinamentos e aconselhamentos. “Vossa Excelência poderá contar com todo apoio da Administração Superior. A Corregedoria-Geral vem de boas mãos e assim seguirá”.

Discursos – Presente à solenidade de posse, o Presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, Desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, endossou a elevada experiência jurídica dos Procuradores de Justiça Cláudio Harger e Cláudio Silveira – um deixando a atividade correcional e o outro ascendendo à função-, ressaltando o reconhecimento do Poder Judiciário ao MP local. “A transição de hoje revela a qualidade e competência dos quadros desta Instituição. Desejamos sucesso a todos”, pontuou.

A importância do Ministério Público de Rondônia e qualidade técnica de seus membros também foram lembradas pelo presidente da OAB/RO, Advogado Márcio Melo Nogueira, que felicitou o novo Corregedor, desejando o desenvolvimento profícuo e exitoso das atividades.

Falando em nome da classe de membros do MPRO, o presidente da Associação do Ministério Público de Rondônia (AMPRO), Promotor de Justiça Éverson Antonio Pini, agradeceu ao Corregedor que deixou o cargo, reconhecendo a dedicação e empenho nas ações realizadas. Ao saudar o novo titular da Corregedoria-Geral, Éverson Pini colocou a entidade à disposição para a execução das atividades que se iniciam, afirmando estar disponível para contribuir, no contexto de análise do movimento associativo, com as decisões postas sob tutela do órgão. “Parabéns e boa sorte nos trabalhos”.

Estiveram presentes à cerimônia de posse o Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador José Antônio Robles; o Defensor Público-Geral Hans Lucas Immich; a Ouvidora-Geral do MPRO, Andréa Luciana Damacena Ferreira Engel; o Procurador do Estado Kherson Soares; o Advogado-Geral da Assembleia Legislativa, Fabrício Silva dos Santos, o Diretor-Geral do Hospital de Base Ary Pinheiro, Rodrigo José Bastos, além de familiares do empossado.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

O DIA NA HISTÓRIA 13 DE MAIO!

O DIA NA HISTÓRIA 13 DE MAIO!

13 - 1991 – A falta de estrutura urbana é só um dos problemas de Porto Velho: que foi de 111 mil habitantes em 1970, a 400 mil em 1990, conforme reportagem do jornalista Rubens Coutinho